Viajando na surdina:

desenvolvimento e testagem de um jogo educativo digital bilíngue Libras-português

Autores

  • Allan Moraes Navarro
  • Kate Mamhy Oliveira Kumada
  • Leonardo Santos Batista
  • Dayane Monteiro Leite
  • Emely Silva Unicamp

Palavras-chave:

surdez, software educativo, Lingua brasileira de sinais, ensino interdisciplinar

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo descrever e apresentar a proposta de um jogo educativo digital bilíngue (Libras/Português), intitulado “Viajando na Surdina”, cujos conteúdos interdisciplinares focalizam a matemática e ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base em uma pesquisa aplicada, uma versão alfa teste do jogo foi desenvolvida e testada com oito participantes educadores surdos e ouvintes. Os resultados foram analisados a partir dos eixos de Aspectos Linguísticos, Mecânica do Jogo e Aspectos Pedagógicos, corroborando para mapear melhorias no jogo, tal como a implementação de um sistema de recuperação de vida para incentivar a exploração do mapa do jogo. Diante destas observações também foram identificados diversos aspectos positivos, por exemplo, a presença simultânea do vídeo em Libras com o mesmo destaque do texto escrito na tela.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

MORAES NAVARRO, A.; MAMHY OLIVEIRA KUMADA, K.; SANTOS BATISTA, L.; MONTEIRO LEITE, D.; SILVA, E. Viajando na surdina: : desenvolvimento e testagem de um jogo educativo digital bilíngue Libras-português. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 129–155, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33010. Acesso em: 14 mar. 2025.