Viajando na surdina:
desenvolvimento e testagem de um jogo educativo digital bilíngue Libras-português
Palavras-chave:
surdez, software educativo, Lingua brasileira de sinais, ensino interdisciplinarResumo
A presente pesquisa teve por objetivo descrever e apresentar a proposta de um jogo educativo digital bilíngue (Libras/Português), intitulado “Viajando na Surdina”, cujos conteúdos interdisciplinares focalizam a matemática e ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base em uma pesquisa aplicada, uma versão alfa teste do jogo foi desenvolvida e testada com oito participantes educadores surdos e ouvintes. Os resultados foram analisados a partir dos eixos de Aspectos Linguísticos, Mecânica do Jogo e Aspectos Pedagógicos, corroborando para mapear melhorias no jogo, tal como a implementação de um sistema de recuperação de vida para incentivar a exploração do mapa do jogo. Diante destas observações também foram identificados diversos aspectos positivos, por exemplo, a presença simultânea do vídeo em Libras com o mesmo destaque do texto escrito na tela.
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