O papel da educação física na reflexão crítica do corpo

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Resumo

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da moral e dos estereótipos na formação do corpo, bem como as oportunidades de intervenção da Educação Física escolar a partir de uma abordagem pedagógica crítica para os anos iniciais do ensino fundamental. O percurso da pesquisa buscou entender as concepções de corpo historicamente acumuladas, bem como o conceito de corpo apresentado na Educação Física escolar em diferentes abordagens pedagógicas. Por fim, a pesquisa apresenta reflexões e sugere possibilidades para um trabalho de significação do corpo por meio das aulas de Educação Física escolar, baseando-se na abordagem pedagógica da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, às quais permitem abordagem do corpo em sua totalidade relacionadas à cultura corporal da Educação Física.

 

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

HISSAMURA DIAS, F.; DERISSO, J. L. O papel da educação física na reflexão crítica do corpo. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 34–53, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33239. Acesso em: 14 mar. 2025.