Geometria e corpo em movimento na educação infantil:
em foco as noções espaciais
Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Física, Primeira InfânciaResumo
O artigo visa discutir uma experiência pedagógica estreita à relação Educação Matemática – Corpo em movimento na Educação Infantil. Essa experiência foi planejada e desenvolvida por um professor de Educação Física em turmas com crianças de 4 e 5 anos de idade, cujo foco está em noções de “localização”, com lentes nas possibilidades de desenvolvimento da estruturação espacial. O artigo decorre de pesquisa qualitativa com técnica de análise de enunciação inspirada em Bardin (2016). O professor pôde explorar habilidades matemáticas subjacentes à Geometria proporcionando às crianças o desenvolvimento de noções espaciais que, associadas às questões cinestésicas (desenvolvimento psicomotor; esquema corporal; lateralidade; orientação temporal), são importantes para se situarem, se moverem e se orientarem no espaço. Evidenciou-se a importância de explorar brincadeiras envolvendo o corpo em movimento para desenvolver conceitos, habilidades, noções, ideias e conhecimentos matemáticos.
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