Geometria e corpo em movimento na educação infantil:

em foco as noções espaciais

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Física, Primeira Infância

Resumo

O artigo visa discutir uma experiência pedagógica estreita à relação Educação Matemática – Corpo em movimento na Educação Infantil. Essa experiência foi planejada e desenvolvida por um professor de Educação Física em turmas com crianças de 4 e 5 anos de idade, cujo foco está em noções de “localização”, com lentes nas possibilidades de desenvolvimento da estruturação espacial. O artigo decorre de pesquisa qualitativa com técnica de análise de enunciação inspirada em Bardin (2016). O professor pôde explorar habilidades matemáticas subjacentes à Geometria proporcionando às crianças o desenvolvimento de noções espaciais que, associadas às questões cinestésicas (desenvolvimento psicomotor; esquema corporal; lateralidade; orientação temporal), são importantes para se situarem, se moverem e se orientarem no espaço. Evidenciou-se a importância de explorar brincadeiras envolvendo o corpo em movimento para desenvolver conceitos, habilidades, noções, ideias e conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Paulo Robson Duarte Barbosa , Doutorando em Educação, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Rede Municipal de Curitiba.. Membro do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Referências

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

DUARTE BARBOSA , P. R.; GUÉRIOS, E. C. Geometria e corpo em movimento na educação infantil:: em foco as noções espaciais. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 284–305, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33747. Acesso em: 14 mar. 2025.