Conhecimento especializado do futuro professor de educação infantil para refletir sobre o pensamento algébrico em uma tarefa formativa profissional de classificação

Autores

Agências de fomento
Este trabalho foi realizado no âmbito dos Projetos de Investigação com referência PID2021-122180OB-I00 do MCIN (Governo da Espanha), ProyExcel_00297 da Equipe de Andaluzia (Espanha), como atividade do Instituto Interuniversitário Andaluz de Investigação Educativa (IEDU-Sevilha, Espanha), da Rede MTSK (patrocinada pela AUIP) e do grupo de pesquisa GIEM (FQM-226, Andaluzia, Espanha).

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores, Formação inicial, Tarefas formativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar elementos dos conhecimentos especializados mobilizados por futuros professores de Educação Infantil em uma formação inicial sobre o pensamento algébrico quando desenvolvem uma tarefa formativa profissional de classificação.  A seleção foi feita porque consideramos que a classificação é um conteúdo de aprendizagem da Educação Infantil que pode impulsionar o pensamento lógico matemático, que por sua vez nos permite refletir e desenvolver o pensamento algébrico, por considerar as relações que estão em evidência no processo de classificação. Assim, utilizamos como aporte teórico para as análises o Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). A metodologia utilizada foi ou Teaching Experiment, aplicado em duas classes de formação inicial para professores de educação infantil da Universidade de Sevilha. Apresentamos como resultados a possibilidade de avanço nas discussões sobre quais conhecimentos matemáticos os professores de educação infantil precisam ter sobre as especificidades da classificação.  

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Sevilha. Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora da Universidade de Brasília.

Maria de la Cinta Muñoz Catalán, Universidade de Sevilha

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Huelva. Professora da Faculdade de Educação na Universidade de Sevilha.

Maria del Mar Liñán García, Universidade de Sevilha

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Huelva. Professora da Faculdade de Educação na Universidade de Sevilha.

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

SOUZA DE ALENCAR, E.; MUÑOZ CATALÁN, M. de la C.; LIÑÁN GARCÍA, M. del M. Conhecimento especializado do futuro professor de educação infantil para refletir sobre o pensamento algébrico em uma tarefa formativa profissional de classificação. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 1–25, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/35990. Acesso em: 21 dez. 2025.