As faces da loucura e a inclusão social: construção de espaços de cidadania em saúde mental nos municípios do vale do Rio dos Sinos/RS
Palavras-chave:
Cidadania, Transtorno mental, Inclusão social, Teologia PúblicaResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa multidisciplinar, cujo objetivo foi identificar os espaços de cidadania e seus projetos de inclusão social, em instituições públicas e privadas, para as pessoas portadoras de transtornos mentais, nos 14 municípios que integram o Vale do Rio dos Sinos/RS. Buscou-se compreender as práticas sociais exercidas nas comunidades do entorno social destas instituições que colaboram para as práticas de cidadania. Re-significamos paradigmas relacionados à cidadania, os quais se caracterizam como categor ias de anál i se: di gnidade, auto-estima/subjetividade, autonomia, direitos e deveres, alteridade,
solidariedade, responsabilidade.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SANTOS, N. M. W.; SINNER, R. von. As faces da loucura e a inclusão social: construção de espaços de cidadania em saúde mental nos municípios do vale do Rio dos Sinos/RS. Espaço Plural, [S. l.], v. 11, n. 22, p. p. 35–44, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/4832. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Saúde e Doença
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.