O IMAGINÁRIO DA FORMAÇÃO DO IV REICH NA AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
Imaginário, IV Reich, Conspiração.Resumo
Após a Segunda Guerra Mundial houve a formação de um imaginário político conspiratório de que o IV Reich poderia se erguer na América Latina, devido ao fato de muitos dos integrantes do alto escalão nazista, como Eichmann, Mengele e Klaus Barbie, terem escapado do tribunal de Nuremberg e se refugiado em terras latino-americanas. Esse imaginário foi representado por livros, filmes, programas de televisão e matérias de jornais e revistas. Exemplo disso é a obra do escritor norte-americano Ladislas Farago que publicou em 1974 o livro intitulado “Aftermath. Martin Bormann and the Fourth Reich”, na qual é narrada a caça a Martin Bormann pela América do Sul, ao mesmo tempo em que denuncia uma conspiração para a formação do IV Reich no continente. Esse artigo visa identificar e analisar esse imaginário presente nos mais variados meios de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.