FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS CURSOS DE LICENCIATURAS

Autores

  • Léa das Graças Camargos Anastasiou

Palavras-chave:

Formação de professores, percursos curriculares, articulação de saberes, metacognição e resiliência.

Resumo


Este artigo apresenta uma análise da formação de professores tomando como referencia dados do relatório Professores do Brasil: impasses e desafios (2009), de Gatti e Barreto e apresenta sugestões para encaminhamentos de ações como um dos pontos de partida para discutir a formação inicial dos professores que cursam licenciaturas na graduação. Pontua algumas saídas que vem sendo vivenciadas nos processo de revisões curriculares de outros cursos de graduação, incluindo questões da metacognição, consciência de si e resiliência e que vem possibilitando percursos diferenciados, no sentido de possibilitar a relação teoria e prática assim como a imersão em cenários de prática desde as fases curriculares iniciais.

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Publicado

23-06-2013

Como Citar

ANASTASIOU, L. das G. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS CURSOS DE LICENCIATURAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 13–29, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8301. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas