POR UMA ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA NÍTIDA E SEGURA: UM ESTUDO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS

Autores

  • Rodrigo Augusto de Souza

Palavras-chave:

História da Educação, discurso pedagógico, Theobaldo Miranda Santos.

Resumo


Neste trabalho procuramos apresentar uma Análise do Discurso pedagógico de Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). Fundamentando-nos no estudo do seu livro Filosofia da Educação: Os Grandes Problemas da Pedagogia Moderna, publicado em 1942, investigaremos a formação discursiva presente nessa obra. Como intelectual ligado ao campo da educação católica, Theobaldo teve uma atuação marcante também na escola pública, principalmente em cargos administrativos. Sob a perspectiva da Análise do Discurso, tomaremos por objeto de pesquisa a “advertência” escrita por ele na apresentação de seu livro. Buscamos identificar o gênero discursivo presente nesse relato e a constituição de um discurso pedagógico católico em vias de consolidação.

Downloads

Publicado

24-06-2013

Como Citar

DE SOUZA, R. A. POR UMA ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA NÍTIDA E SEGURA: UM ESTUDO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 142–156, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8310. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas