PESQUISA ACADÊMICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO NA REVISTA EXPECTATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v13i1.10149Resumo
A evolução nos estudos e pesquisas em secretariado, contemplando desde campos de atuação ao perfil profissional, se apresenta como uma forma de reafirmação das capacidades e habilidades interdisciplinares dos secretários executivos. No intuito de comprovar essa premissa, esta pesquisa desenvolveu-se sob um estudo de caso junto a Revista Expectativa, elaborada e mantida pelo curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus de Toledo, analisando o perfil dos trabalhos científicos publicados neste periódico desde 2001 até 2012. Dessa forma, este estudo objetiva investigar a produção científica em secretariado executivo tendo como objetivos específicos: mapear os artigos publicados no periódico científico entre o período de 2001 a 2012; identificar as principais expressões utilizadas como palavras-chave desses artigos; e discutir a produção científica encontrada no periódico à luz da literatura consultada. Para este fim, o estudo será embasado a luz da literatura da área de pesquisa acadêmica em secretariado executivo. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta abordagem predominantemente qualitativa, de natureza descritiva, sendo que os principais procedimentos de investigação se deram a partir de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdos. Os dados coletados demonstram que o perfil dos trabalhos publicados passou a ser mais generalista, englobando as áreas de administração, empreendedorismo, comunicação organizacional, dentre outras, além dos temas inerentes à profissão, comprovando a premissa de que o profissional de secretariado possui perfil interdisciplinar e capacidades e habilidades variadas, podendo atuar em vários setores dentro das organizações e atender a variadas demandas sociais (BÍSCOLI, 2012). Neste contexto, e com base nos dados identificados na pesquisa, é possível inferir que, atualmente, o preparo e capacitação concernentes aos secretários executivos vão muito além das funções secretariais e de assessoria e cada vez mais ao encontro das demandas organizacionais, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais aptos ao enfrentamento das situações econômicas e empresariais contemporâneas.Downloads
Publicado
21-09-2014
Como Citar
MÜLLER, R.; SANCHES, F. C. PESQUISA ACADÊMICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO NA REVISTA EXPECTATIVA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 9–28, 2014. DOI: 10.48075/revex.v13i1.10149. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/10149. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.