ESTÁGIO EM SECRETARIADO EXECUTIVO: PANORAMA DA OFERTA POR MEIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • FRANCISCO ALEXANDRE BARRETO SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • JOELMA SOARES DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Elaine Freitas de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.16835

Palavras-chave:

Estágio. Panorama de oferta. Secretariado Executivo.

Resumo


O estágio em Secretariado Executivo é um dos aspectos relevantes para a formação deste profissional ao possibilitar vivência prática da teoria estudada. Esta pesquisa tem como objetivo traçar um panorama da oferta de estágios em Secretariado Executivo por meio da agência de estágios da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e descritiva a partir de um levantamento teórico e uma pesquisa documental, tendo como técnica a observação indireta não participante. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Ceará, por meio de consulta à página oficial de estágios da instituição no facebook.. Para a seleção das publicações de vagas foram adotados os seguintes critérios: oferta de vagas para estudantes de graduação em Secretariado Executivo e divulgações feitas no período entre novembro de 2014 e novembro de 2016. A partir dos critérios estabelecidos, foi delineada uma amostra de 83 publicações de vagas de estágio para Secretariado Executivo. Após a análise dos dados, conclui-se, que o panorama da oferta de estágios em Secretariado Executivo por meio da agência de estágios da Universidade Federal do Ceará apresenta que os a busca por uma vaga de estágio em Secretariado Executivo encontra um mercado que demonstra necessidade por este profissional, e que com sua qualificação, adquirindo conhecimentos técnicos e de língua estrangeira, poderá oferecer maiores oportunidades de crescimento. 

Biografia do Autor

CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária, Gestão Secretarial. 

FRANCISCO ALEXANDRE BARRETO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará

JOELMA SOARES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

outoranda e mestre em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES/UFC). Foi coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC de 2012 a 2017. Membro da comissão assessora de área de Secretariado Executivo para o ENADE 2012 e 2015 (INEP/MEC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (UFC) e do Grupo de Pesquisa de Gestão de Pessoas e responsabilidade socioambiental (UECE). Membro de corpo editorial de periódicos de Secretariado e Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Secretariado Executivo e Administração, nas linhas: Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Diversidade nas organizações, Assessoria e Gestão Secretarial. Possui capítulos de livros publicados e artigos em periódicos científicos, jornais e anais de eventos nacionais e internacionais .

Elaine Freitas de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Docente do Departamento de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutoranda em Educação, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Educação Brasileira e Bacharel em Secretariado Executivo, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduanda em Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Ceará. Atua de modo integrado no ensino, na pesquisa e na extensão, nas áreas de Educação, Administração e Secretariado Executivo. Participa do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas - DIAFHNA e do Grupo de estudos e Pesquisas em Secretariado - GEPES. Atua na extensão nos projetos Rede Educativa, Empreendedora e Colaborativa no Secretariado - RECOSEC e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado - NEPES. Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado Executivo - ABPSEC, sendo membro avaliador da comissão científica para análise de trabalhos desenvolvidos na área. Parecerista da Revista GESEC.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Como Citar

PINHEIRO BARROS, C. D. M.; SILVA, F. A. B.; SILVA, J. S. D.; SOUSA, E. F. de. ESTÁGIO EM SECRETARIADO EXECUTIVO: PANORAMA DA OFERTA POR MEIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 80–100, 2017. DOI: 10.48075/revex.v16i1.16835. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/16835. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Seção - Secretarial