A LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: IMIGRANTES NO NORTE DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i2.18410
Agências de fomento
Palavras-chave:
língua portuguesa, relação de trabalho. imigrantes.Resumo
Resumo:
Este estudo propõe refletir sobre os sentidos da aquisição da língua portuguesa pelos imigrantes, a partir das relações de trabalho em contexto do norte de Mato Grosso/ Brasil. Compreende-se que a interação entre os atores sociais evidenciam os modos e as condições de produção, quais sejam, sociais, culturais e econômicas visualizadas nas relações de poder (Foucault, 1979), e que interferem significativamente na questão de língua e na construção da identidade dos imigrantes imersos no mercado de trabalho. Assim, a proposta justifica-se devido ao fluxo migratório dos pesquisados para várias regiões do Brasil a partir de 2011, intensificada para a região pesquisada e que ao submeter às condições que os interactantes empregadores oferecem torna-se “obrigatoriedade” a aquisição do português como língua de sobrevivência. Optamos pelos caminhos teóricos a Linguística Aplicada e metodológicos a perspectiva qualitativa interpretativista pautados em Denzin e Lincoln(2006) e Bauer e Gaskell (2002) e como instrumento de coleta dados, observação participante em curso de português para imigrantes, entrevistas semiestruturadas aplicadas a 02 empregadores e 10 imigrantes haitianos que residem e trabalham no lócus de pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para revozear os atores sociais envolvidos neste processo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
31-12-2017
Como Citar
PELLIZARI, K.; ROQUE-FARIA, H. J. A LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE ACESSO AO MERCADO DE TRABALHO: IMIGRANTES NO NORTE DE MATO GROSSO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 167–189, 2017. DOI: 10.48075/revex.v16i2.18410. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18410. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Línguas/Comunicação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.