A compatibilidade entre o Perfil Acadêmico de Secretário Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará e Profissional das empresas de Belém
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.20103Palavras-chave:
Secretário Executivo, Perfil Profissional, EmpregabilidadeResumo
Esta pesquisa tem como intenção a análise da compatibilidade entre o perfil acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará com o perfil profissional das demandas do mercado de Belém-PA, ou seja, analisar a formação acadêmica desenvolvida nesta universidade, incluindo as diretrizes curriculares provindas do Ministério da Educação e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará, e compará-la com a demanda profissional requisitada pelas organizações do mercado de Belém-PA, bem como saber os conhecimentos, habilidades, comportamentos e outros aspectos que sejam interessantes para elas no perfil do profissional do Secretário Executivo Trilíngue. Foram entrevistadas organizações de Belém/PA que puderam evidenciar a compatibilidade entre a formação acadêmica e a atuação profissional no atual mercado de Belém-PA, servindo assim, como uma pesquisa norteadora para o desenvolvimento de profissionais da área que queiram elevar a empregabilidade no mercado local.Referências
BATISTA, Emerson. Sistemas da Informação: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo (SP): Saraiva, 2004
CASTRO, Edna. Belém de águas e ilhas. Núcleo de Altos Estudos da Amazônicos - Universidade Federal do Pará. Belém (PA): CEJUP, 2006.
ECHEVESTE, Simone et al. Perfil do executivo no mercado globalizado. Revista administração contemporânea. vol. 3, no 2. Curitiba, 1999. Disponível em
<http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65551999000200009> Acesso em 03 de set. 2014.
FERNANDES, Ivonete; SOUZA, Jéssica Talita de. O perfil do profissional de secretariado de nível superior demandado no mercado brasileiro. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rezende, RJ, Brasil, IX, 2012.
GONDIM, Sônia. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, vol.7, no.2. Natal, 2002. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200011> Acesso em 03 set. 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. - Indicadores IBGE:
Pesquisa Mensal de Serviços, 2014. Disponível em
<ftp://ftp.ibge.gov.br/Comercio_e_Servicos/Pesquisa_Mensal_de_Servicos/Fasciculo_Indicad ores_IBGE/pms_201406caderno.pdf> Acesso em 11 set. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia
Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MINTZBERG, Henry. The structuring of organizations. New Jersey: Prentice-Hall. MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia (2003). Manual da secretária. 8 ed. São
Paulo(SP): Atlas, 1979.
PECEQUILO, Cristina Soreanu. Manual do Candidato - Política Internacional. São
Paulo(SP): Editora FUNAG, 2010.
RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. 1 ed. São Paulo(SP):vercamp,
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. Petrópolis(RJ): Vozes, 1994.
VISENTINI, Paulo; PEREIRA, Analúcia. Manual do Candidato – História Mundial
Contemporânea. São Paulo(SP): Editora FUNAG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.