Comunicação empresarial de instituições financeiras no Facebook e no Linkedin
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.25738Palavras-chave:
Instituições Financeiras, Redes Sociais, Comunicação EmpresarialResumo
Com a modernização advinda com o boom tecnológico mais recente, muitas empresas – incluindo as da área financeira – passaram a utilizar redes sociais como forma de promover seus produtos e serviços. A maneira como 5 instituições financeiras (Banco do Brasil, Banco Itaú, Nubank, Easynvest e Clear Corretora) se utilizam da linguagem em sua comunicação externa foi o principal objeto desta pesquisa, levando em consideração que as postagens remetem não somente a produtos e serviços mas, principalmente, a valores que buscam captar e fidelizar clientes. O material analisado foi retirado do Facebook e do LinkedIn e observado durante 6 meses. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011), considerando as figuras de retórica (FIORIN, 2014) e as categorias argumentativas (BRETON,1999; RODRIGUES, 2005; ABREU, 2009), cujo resultado revela o uso de estratégias discursivas para construir a imagem positiva dessas empresas.
ABSTRACT
With the modernization resulting from the latest technological boom, many companies - including those in the financial area - started to use social mediato promote their products and services. The way 5 financial institutions (Banco do Brasil, Banco Itaú, Nubank, Easynvest and Clear Corretora) use the language in their external communication was the main object of this research, taking into account that the language used in the posts refers not only to products and services but also to, mainly, institutional values that aims to capture and retain customers. The analyzed material was taken from Facebook and LinkedIn and were observed for 6 months. The study was quantitative in nature based on content analysis (BARDIN, 2011), considering rhetorical devices (FIORIN, 2014) and argumentative categories (BRETON,1999; RODRIGUES, 2005; ABREU, 2009), which the result reveals the use of discursive strategies to build the positive image of these companies.
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