O trabalho remoto no Secretariado: panorama da realidade brasileira a partir do cenário do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v19i2.25818
Agências de fomento

Palavras-chave:

Secretariado, Trabalho remoto, Condições objetivas de trabalho

Resumo

O cenário da pandemia do COVID-19 obrigou, em função do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), organizações públicas e privadas a adotarem a modalidade de trabalho remoto para vários cargos e ocupações. Na área secretarial não foi diferente. O trabalho remoto, prática profissional recorrente nas áreas secretarial e de assessoria, ganha destaque nesse período por ser uma alternativa de atuação para os trabalhadores. Entretanto, apresenta pontos positivos e negativos no que se refere às suas condições objetivas de trabalho. Para compreender as dinâmicas que envolvem este contexto, foi realizada uma pesquisa nos meses de abril e maio de 2020 com profissionais dessa categoria, totalizando 149 (cento e quarenta e nove) participantes que estão atuando remotamente, com uso de plataformas digitais. O objetivo principal deste estudo foi analisar as formas de atuação, as percepções e as condições objetivas de trabalho do profissional do secretariado na modalidade remota. A pesquisa é de natureza aplicada, de cunho exploratório e com abordagem quantitativa e qualitativa para coleta e análise dos dados. Como resultados principais, percebem-se impactos positivos e negativos do trabalho remoto, como a flexibilização de contratos, jornadas estendidas de trabalho, demanda por autonomia e novas competências profissionais, além de ser possível observar um cenário de fronteiras borradas entre tempos e espaços de trabalho e de não-trabalho.

 

ABSTRACT

 

The pandemic scenario of COVID-19 forced, due to the social isolation recommended by the World Health Organization (WHO), public and private organizations to adopt the remote work modality for various positions and occupations. In the secretarial area it was no different. Remote work, a recurring professional practice in the secretarial and advisory areas, is highlighted in this period for being an alternative for workers. However, it presents positive and negative aspects regarding its objective labor conditions. To understand the dynamics surrounding this context, a survey was conducted in April and May 2020 with professionals in this category, approaching 149 (one hundred and forty-nine) participants who are working remotely, using digital platforms. The research has an applied nature, exploratory objective and quantitative and qualitative approach to data analysis. The main objective of this study was to analyze the ways of acting, the perceptions and the objective working conditions of the secretariat professionals in the remote work modality. As main results, were found positive and negative impacts of remote work, such as flexible contracts, extended working hours, demand for autonomy and new professional skills, in addition to being able to observe a scenario of blurred borders between labor and non-labor times and spaces, besides the possibility of damage to workers' health.

Biografia do Autor

Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Sociologia, Mestre em Educação, Cientista Social e Secretária Executiva. Professora adjunta do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Secretariado (GEPSEC/UFPR). Pesquisadora da rede de estudos e monitoramento Interdisciplinar da reforma trabalhista (REMIR). Pesquisadora das temáticas de intensificação e flexibilização do trabalho docente e configurações do trabalho secretarial.

Rodrigo Müller, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER; Especialização em Metodologia da Educação para o Ensino Superior - Faculdade OPET; Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Kelen Aparecida da Silva Bernardo

Graduada em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Pesquisadora da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Pesquisadora das temáticas flexibilização e intensificação do trabalho.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

MAIA, F. L.; MÜLLER, R.; BERNARDO, K. A. da S. O trabalho remoto no Secretariado: panorama da realidade brasileira a partir do cenário do Covid-19. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 118–137, 2020. DOI: 10.48075/revex.v19i2.25818. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/25818. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial