Questionário online como instrumento de coleta de dados em pesquisa em secretariado: desenho, refinamento, pré-testagem e versão final

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i1.28178

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Metodologia Científica, Instrumento de coleta de dados.

Resumo

A comunidade acadêmica da área de Secretariado Executivo tem envidado esforços para o seu estabelecimento enquanto conhecimento científico. Apesar de notórios avanços, essa área ainda enfrenta diversos desafios para a sua consolidação como campo disciplinar, o que se faz urgente e necessário, uma vez que as pesquisas bem estruturadas dependem do conhecimento e uso adequado de métodos e técnicas de pesquisa. A pouca familiaridade de pesquisadores da área com a pesquisa científica tem sido demonstrada em recentes estudos. Nesse contexto, evidenciou-se a necessidade de explorar os procedimentos para a construção de um instrumento de coleta de dados, sobretudo na modalidade questionários online. A partir dessa problemática, este trabalho - recorte de uma dissertação de mestrado em andamento, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -, visa descrever as etapas do processo de construção de um instrumento de coleta de dados, estabelecendo sua consonância com dois dos objetivos específicos da dissertação. São descritas as etapas de desenho, refinamento e pré-testagem de um questionário online que contribuíram para a elaboração da versão final do instrumento. Os dados coletados com o questionário servirão como base para a elaboração de um plano de capacitação para os Técnicos-administrativos em Educação (TAEs) que atuam junto às secretarias de Programas de Pós-graduação da UFSC.

 

ABSTRACT

The academic community of the Executive Secretariat field has been making efforts to be established as scientific knowledge. Despite notorious advances, this field still faces several challenges to its consolidation as a disciplinary field, which is urgent and necessary since well-structured research depends on the knowledge and use of research methods and techniques. The unfamiliarity of researchers in the field with scientific research has been shown in recent studies. In this context, the need to explore the procedures for the construction of a data collection instrument became evident, particularly in the form of online questionnaires. Based on this problematic, this study - a part of a master's thesis in progress at the Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET) (Graduate Program in Translation Studies), of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aims at describing the steps in the process of construction of a data collection instrument establishing its consonance with two of the thesis's specific objectives. The study describes the stages of design, refinement and pre-testing of an online questionnaire, which contributed centrally to the final version of the instrument. The data collected with the questionnaire will serve as the basis for the development of a training plan for the Servidores Técnico Administrativos (TAEs) (Technical-administrative Staff) who work in the Secretaries of Graduate Programs at UFSC.

Biografia do Autor

Natalia Roth da Silva Taxweiler, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade CESUSC. Atualmente, está cursando mestrado no Programa de Pós-graduação de Estudos da Tradução da UFSC. É secretária-executiva da UFSC lotada na Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e atua junto ao recebimento e acolhimento de estudantes internacionais de gradução que vêm realizar seu intercâmbio na UFSC.

Maria Lúcia Vasconcellos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Maria Lúcia Vasconcellos é Professora Titular da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). Seus interesses de pesquisa concentram-se em: (i) Análise Textual e Tradução ? dimensão explorada na interface entre Estudos da Tradução e Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF), com o apoio de metodologias de corpus; (ii) Mapeamentos do campo disciplinar Estudos da Tradução, incluindo-se aqui a gradual inserção de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinal ?TILS no cenário da pós-graduação brasileira; (iii) Formação de tradutores. Nessas áreas, tem ministrado cursos e orientado pesquisa no nível de graduação e de pós-graduação, oferecido palestras, workshops e publicado, no contexto nacional e internacional. Suas publicações mais recentes incluem: Vasconcellos, M. L.; Quadros, R. M. de; Santos, S. A. e Pereira, M. C. P. Mapping Libras Interpretation Research in the Context of Translation Studies. In Sign Language Interpretation Studies in Brazil. Melanie Metzger and Ronice Müller de Quadros (eds.). Washington, DC: Gallaudet Univeristy Press (2012); Tradução e Interpretação de Língua de Sinais (TILS) na Pós-Graduação: a afiliação ao campo disciplinar ?Estudos da Tradução?, Cadernos de Tradução, v.2, n.26, 2012, 119-143; A linha de pesquisa ?Tradução: teoria e prática? do PPGI-UFSC (co-autoria Lincoln Fernandes). In: História e memória - os 40 anos do programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC: Editora da UFSC. 84-104. Disponível em: [http://ppgi.paginas.ufsc.br ] (2011); A Representação do participante ?Tradutor/Translator? em Translators through History e Os Tradutores na História, Cadernos de Tradução, v.2, n.24, 2009, 159-191 (co-autoria Lilian Fleuri e Adriana Pagano); ?Systemic Functional Translation Studies (SFTS): The Theory - Travelling in Brazilian Environment. D.E.L.T.A. v. 25, 2009, 585-607. ?The Fuzzy Place of Linguistics in Translation Studies? (2009). In: Itinerários ? Homenagem a solange Ribeiro de Oliveira. (orgs.). Diniz, T. e Vilela, L. H. (orgs.). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 353-374; Questões Teóricas da Pesquisa em Línguas de Sinais ? TISLR9 (2008), co-organização com Ronice Quadros, em que é apresentada, em tradução para o contexto brasileiro, pesquisa recente em Línguas de Sinais [disponibilizado em [www.editora-arara-azul.com.br]. Estágio pós-doutoral misto: de agosto a dezembro de 2011, realizou a etapa nacional do estágio pós-doutoral, junto à ao Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem ? LAEL, PUC-SP, como pesquisadora do Projeto SAL- Systemics Across Languages (http://salpucsp.bolgspot.com), sob a supervisão da Prof. Dra. Leila Barbara. De janeiro a junho de 2012, realizou a etapa internacional de estágio pós-doutoral, junto ao Departament de Traducció y Interpretació da Universitat Autonònoma de Barcelona (UAB), sob a supervisão da Prof. Dra. Amparo Hurtado Albir, catedrática e pesquisadora principal do Grupo de Pesquisa PACTE [grupsderecerca.uab.cat/pacte/en]. A partir desse estágio pós doutoral, inclui-se entre seus interesses de pesquisa a Didática de Tradução com base na Abordagem por Tarefas de Tradução e na Formação baseada em Competência Tradutória.

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Publicado

23-05-2022

Como Citar

TAXWEILER, N. R. da S. .; VASCONCELLOS, M. L. Questionário online como instrumento de coleta de dados em pesquisa em secretariado: desenho, refinamento, pré-testagem e versão final. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 147–168, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i1.28178. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28178. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção - Secretarial