Releitura dos fundamentos históricos do Secretariado: da destruição criativa à inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i1.28428

Palavras-chave:

Secretariado, Fundamentos do Secretariado, Inovação

Resumo

Em tempos contemporâneos observa-se a inovação na profissão secretariado e nas rotinas secretariais. Considerada a premissa de que houve uma ruptura no perfil secretarial, isto é, a transformação do caráter essencialmente operacional para o estratégico, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o alinhamento entre os fundamentos históricos do secretariado e os processos schumpeteriano da destruição criativa e neo-schumpeteriano da inovação. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva quanto aos objetivos. No que se refere aos procedimentos técnicos utilizou-se o bibliográfico e o documental, os quais subsidiam uma discussão que propõe trazer uma teoria do campo econômico para um contexto no qual o objeto de pesquisa é a profissão secretarial, sua trajetória histórica e o desenvolvimento das rotinas secretariais ao longo do tempo. Em termos de resultados, a aproximação entre as teorias foi confirmada e, nesse sentido, traz elementos importantes para a ampliação do campo do conhecimento secretarial, como também, para entendimento da evolução dessa área em termos de ação no contexto organizacional.

 

ABSTRACT

Nowadays it is possible observe innovation in the secretarial profession and in it routines. Thereby, considering the premise that there was a rupture in the secretariat profile, that is, the transformation from the operational to the strategic character, this work aims to reflect about the approach between the secretariat's historical foundations and the Schumpeterian destruction creative processes and innovation neo-Schumpeterian. The methodology is characterized by a qualitative, basic and descriptive research. About the technical procedures the chose was bibliographic and documental procedures, which support a discussion that proposes bring a theory of the economic field to a context in which the research object is the secretarial profession, its historical trajectory and the development of secretarial routines over time. In terms of results, the approximation between the theories was confirmed and, in this sense, it brings important elements for the expansion of the field of secretarial knowledge.

Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 19 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - linha de pesquisa: Gestão Universitária. Mestre em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC). Conselheira Fiscal (titular - gestão 2019-2021) da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Membro discente de pós-graduação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Parecerista em periódicos e eventos científicos das áreas de Administração e Secretariado. Interesses de pesquisa: gestão universitária (universidades públicas), secretariado (pesquisa secretarial; atuação profissional) e estratégias organizacionais (abordagens sociais, cognitivas e comportamentais da estratégia). Contato: luci.mari@ufsc.br

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), em nível de Mestrado e Doutorado Acadêmico, da UFSC. Professor do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Ocupou o cargo de Secretário de Educação a Distância da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Certificado pela SLAC como Professional Coach. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais. https://orcid.org/0000-0002-8620-1625 http://www.spell.org.br/autores/perfil/12825/marcos-baptista-lopez-dalmau https://www.researchgate.net/profile/Marcos_Dalmau

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Pós-doutorado na The Open University, Inglaterra - Reino Unido (2015-2016), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestre em Administração pela UFSC (1998), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC desde 2005. Na administração universitária da UFSC já exerceu as atividades de Pró-Reitor de Graduação, Diretor e Vice-Diretor do Centro Socioeconômico, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado acadêmico e doutorado), Coordenador do curso de graduação em Administração, modalidades presencial e a distância, além de Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública (2011-2013), integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública ? PNAP, ofertado na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). Foi Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (2018-2019) e Coordenador Regional Sul do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (2019-2020) - CoGRAD/Andifes. Participou da Comissão de apoio à Gestão do PNAP (2009 a 2015) e foi Presidente do Fórum de área da Administração Pública (2011 a 2014). Na administração pública, no período de 1994 a 2000, desempenhou diversas funções, dentre elas a de Diretor de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina. Atualmente desenvolve suas atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública, e nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) e Administração Universitária (mestrado profissional). Suas atividades acadêmicas são focadas na Formação de Administradores e Gestores, Administração Financeira, Administração Pública e Universitária.

Referências

ARCHIBUGI, D.; LUNDVALL, B.-Å. Europe in the Globalising Learning Economy. Oxford: Oxford University Press, 2001.

BELL, M. Learning and the accumulation of industrial technological capacity in developing countries. In: FRANSMAN, M.; KING, K. (Eds.). Technological capability in the Third World. London: Macmillan, 1984.

BRASIL. Lei n.o 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de secretário, e dá outras providências. Brasília, DF. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 1985.

BRASIL. Lei n.o 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Altera a redação dos incisos I e II do art. 2o, o caput do art. 3o, o inciso VI do art. 4o e o parágrafo único do art. 6o da Lei no 7.377, de 30 de setembro de 1985. Brasília, DF, 1996. Disponível em: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 3, de 23 de junho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf. Acesso em: 8 out. 2019.

CAMARGO, M. ET AL. A evolução da área secretarial às ciências da assessoria. Revista Expectativa, v. XIV, n. 14, p. 1–23, 2015.

CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 7. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. A suggested interpretation of determinants and directions of technical change. Research Policy, v. II, n. 3, 1982.

DOSI, G. Sources, Procedures, and Microeconomic Effects of Innovation. Journal of Economic Literature, v. 26, n. 3, p. 1120–1171, 1988a.

DOSI, G. The nature of the innovative process. In: DOSI, C. FREEMAN, R. NELSON, G.

SILVERBERG, L. S. (Ed.). Technical Change and Economic Theory. London and New York: Pinter Publishers, 1988b.

EDQUIST, C. Systems of innovation. Perspectives and challenges. In: FAGERBERG, J.;

MOWERY, D.; NELSON, R. R. (Ed.). The Oxford Handbook of innovation. Oxford: Oxford University Press, 2006. p. 181–208.

FIGUEIREDO, V. Secretariado: dicas e dogmas. Brasília: Thesaurus, 1987.

GARCIA, E. V. Muito prazer sou a secretária do senhor....: um estudo sobre a profissional secretária a partir da análise do discurso. São Caetano do Sul: Diversas, 1999.

GARFIELD, E. From scribes to secretaries in 5000 years; from secretaries to information managers in 20. Current Contents, v. 9, n. 15, p. 112–117, 1986.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., 2010.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57–63, 1995.

LUNDVALL, B.-Å.; JOHNSON, B. The learning economy. Journal of Industry Studies, v. 1, n. 2, p. 23–42, 1994.

MOREIRA, K. D. et al. Releitura da história secretarial brasileira sob a ótica do compromisso, do pertencimento e da identidade. Coins - Congresso Internacional de Secretariado. Anais...São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), 2017.

MOREIRA, K. D. Proposição metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. 2018. 301p. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis: 2018.

MOREIRA, K. D.; SANTOS, A. K.; MORETTO NETO, L. Profissional de Secretariado Empreendedor: Um Agente de Mudança. Revista de Gestão e Secretariado, v. 06, n. 01, p. 168–186, 2015.

NATALENSE, M. L. C. Secretária executiva: manual prático. São Paulo: IBO, 1995.

NATALENSE, M. L. C. A secretária do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

NEIVA, E. G.; D’ELIA, M. E. S. As novas competências do profissional de secretariado. São Paulo: IOB, 2009.

NIOSI, J. National systems of innovations are “x-efficient” (and x-effective). Research Policy, v. 31, n. 2, p. 291–302, 2002.

NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: A fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

OLIVEIRA, F. A. DE. Schumpeter: a destruição criativa e a economia em movimento. Heera Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, v. 10, n. 16, p. 99–122, 2014.

OLIVEIRA, L. N.; MOARES, G. C. O Panorama do Cargo de Secretário Executivo em uma Instituição Federal de Ensino Superior e as Implicações da Lei 11.091/2005. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 2, 2014.

PEREIRA, A. J.; DATHEIN, R. Processo de aprendizado, acumulação de conhecimento e sistemas de inovação: a “co-evolução das tecnologias físicas e sociais” como fonte de desenvolvimento econômico. Revista Brasileira de Inovação, v. 11, n. 1, p. 137, 2012.

PÉREZ, C. Cambio tecnológico y oportunidades de desarrollo como blanco móvil. Revista de la CEPAL, v. 75, n: Diciembre, p. 115–136, 2001.

PORTELA, K. C. A.; SCHUMACHER, A. J. Ferramentas do Secretário Executivo. São Paulo: Viena, 2006.

POSSAS, M. L. Em direção a um paradigma microdinâmico: a abordagem neo-schumpeteriana. In: AMADEO, E. J. (Ed.). Ensaios sobre economia política moderna: teoria e história sobre o pensamento econômico. São Paulo: Marco Zero, 1989. p. 157–177.

RAMOS, A. G. Redução sociológica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

SABINO, R. F. A configuração da profissão de secretário em Sergipe: educação, atuação e organização da área (1975 – 2010). 2017. 388p. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Cristóvão (SE): 2017.

SCHUMPETER, J. A. O processo da destruição criadora. In: SCHUMPETER, J. A. (Ed.). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1984.

SOUZA, J. T. DE; FERNANDES, I. O perfil do profissional de secretariado de nível superior demandado no mercado brasileiro. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGet. Anais...Resende-RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2012.

STEEDMAN, H. Trends in secretarial occupations in selected OECD countries, 1980-95OECD Labour Market and Social Policy Occasional Papers. OECD Publishing, 1997.

VEIGA, D. R. Guia de secretariado: técnicas e comportamento. São Paulo: Érica, 2010.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas S.A., 2007.

VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. (Eds.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.

WILLERS, E. M.; BORTOLOTTO, M. F. P. Profissional de secretariado executivo: explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa, v. 4, n. 4, p. 45–56, 2005.

WOLF, J. Die Volkswirtschaft der Gegenwart und Zukunft, A. Deichertsche. Verlags-buchandlung, 1912.

Downloads

Publicado

23-05-2022

Como Citar

MOREIRA, K. D.; RODRIGUES, L. M. A.; DALMAU, M. B. L.; COSTA, A. M. Releitura dos fundamentos históricos do Secretariado: da destruição criativa à inovação . Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 169–195, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i1.28428. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28428. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial