Estudo sobre a Materialização da Improvisação como Competência Secretarial em uma Secretaria Escolar

Autores

  • Shayany Aline Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Secretariado, Improvisação, Competências

Resumo

Ao se refletir sobre a improvisação verifica-se que se trata de um fenômeno intrinsecamente presente no contexto organizacional e que a competência de improvisar faz parte do rol daquelas exigidas em tal ambiente, inclusive, dos sujeitos que atuam no dinâmico cotidiano das instituições de ensino. Assim, espera-se que o profissional secretário saiba fazer uso da competência da improvisação, quando necessário, uma vez que a secretaria de uma instituição de ensino é um setor considerado como um sustentáculo para o desenvolvimento legal de trabalhos administrativos, pedagógicos e financeiros. Desse modo, este estudo tem como objetivo averiguar como a improvisação se materializa na atuação de um profissional de secretariado em uma secretaria escolar. Metodologicamente trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, que utiliza o estudo de campo como estratégia. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que além da materialização da improvisação no ambiente de estudo, existe a aproximação entre as competências secretariais e aquelas do secretário escolar, fato que permite dizer que o secretário executivo pode atuar também em ambientes dessa natureza.

 

ABSTRACT

When reflecting on improvisation, it is a phenomenon intrinsically present in the organizational context and the competence to improvise is part of the list of those required in such an environment, including the subjects who work in the dynamic daily life of educational institutions. Thus, the professional secretary, responsible for the secretariat area of an educational institution, a sector considered as a support for the legal development of administrative, pedagogical and financial work, should know how to make use of the competence of improvisation, when necessary. Therefore, this study aims to investigate how improvisation materializes in the performance of the secretarial professional in a school office. Methodologically, it is a qualitative approach research, of an applied and descriptive nature, which uses the field study as a strategy. The data collection techniques were bibliographic and documentary research and semi-structured interviews. The results showed, in addition to the materialization of improvisation in the study environment, the approximation between the secretarial skills and those of the school office, a fact that allows us to say that the executive secretary can also act in environments of this nature.

Biografia do Autor

Shayany Aline Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2021.

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Gestão 2021-2023 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 21 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

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Publicado

04-08-2022

Como Citar

ALINE PADILHA, S.; DENISE MOREIRA, K.; SNOEIJER, E. Estudo sobre a Materialização da Improvisação como Competência Secretarial em uma Secretaria Escolar. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/28745. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial