Análise da acessibilidade em conteúdos produzidos no Instagram pela perspectiva de usuários surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i4.29680

Palavras-chave:

Surdos., acessibilidade, instagram

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a análise e compreensão das percepções do público surdo quanto à acessibilidade em conteúdos que são produzidos na rede social Instagram. Para realização da pesquisa, que se trata de um estudo exploratório, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os dados foram coletados via aplicativo WhatsApp com cinco respondentes surdos que utilizam a rede social Instagram diariamente. A partir das informações obtidas na pesquisa, verificou-se que esses usuários possuem dificuldades mínimas ao acessar a rede social Instagram. Todavia, destacam a importância da acessibilidade, mencionando a tradução ou interpretação em Libras e legendas em língua portuguesa nos conteúdos publicados na rede como importantes elementos para a garantia desse direito.

 

ABSTRACT

The main objective of this article is to analyze and understand the perceptions of the deaf public regarding accessibility in content produced on the social network Instagram. The research is a qualitative exploratory study and use in-depth semi-structured interviews. We collected the data via WhatsApp application with five deaf respondents who use the social network Instagram daily. The information obtained in the research shows that these users have minimal difficulties accessing the social network Instagram. However, they highlight the importance of accessibility, mentioning the translation or interpretation in Libras and subtitles in Portuguese in the content published in the social network as important elements to guarantee this right.

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes da Cruz, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Graduação em Técnologo em Produção Multimídia (IFSC)

Ana Paula Kieling, Universidade do Estado de Santa Catarina / Instituto Federal de Santa Catarina

Mestrado em Administração (UFSC)

Doutora em Administração (UNIVALI)

Pesquisadora de Pós-Doutorado em Administração (UDESC)

 

Matheus Lucas de Almeida, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Mestre em Linguística e Ensino (UFPB)

Doutorando em Ciências da Linguagem (UNICAP)

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

GOMES DA CRUZ, A. P.; KIELING, A. P.; DE ALMEIDA, M. L. Análise da acessibilidade em conteúdos produzidos no Instagram pela perspectiva de usuários surdos. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 23–39, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i4.29680. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29680. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação