Recursos estratégicos no setor de serviços: Um estudo sobre a diferenciação entre as nutricionistas da cidade de Maringá

A study about the differentiation between nutritionists in the city of Maringá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i4.29847

Palavras-chave:

VBR, Mídias Sociais, Estratégia de Diferenciação

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como os recursos e capacidades, influenciam na estratégia de diferenciação de nutricionistas que atuam na cidade de Maringá. Para tanto, identificou-se as principais bases de diferenciação presentes no trabalho das nutricionistas investigadas, bem como os principais recursos das firmas selecionadas, a fim de analisar o seu potencial competitivo, com base em seu valor, raridade e imitabilidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de entrevistas semiestruturadas com sete nutricionistas mais seguidas no Instagram da cidade de Maringá. Os resultados evidenciaram que a principal base de diferenciação explorada é o marketing de conteúdo, bem como a customização dos serviços fornecidos. Quanto aos recursos, observou-se que os mais importantes são os recursos humanos e físicos, notadamente os tecnológicos. Em tempo, verificou-se que o pioneirismo pode contribuir para a vantagem competitiva das empresas investigadas, tanto em termos de liderança tecnológica, como pela abordagem profissional inédita. Conclui-se que as mídias sociais auxiliam na captação do cliente e na criação de públicos-alvo, além de auxiliarem na comunicação quanto a personalização dos atendimento das nutricionistas, apesar do número de seguidores não estar diretamente relacionado à posse de recursos estratégicos e ao potencial competitivo das empresas.

 

 

ABSTRACT

 

The purpose of this article is to understand how resources, bases of differentiation (BD), and social media can build a strategic approach based on the differentiation of nutritionists. In order to do so, the main differentiation bases present in the work of the investigated nutritionists were identified, as well as the main resources of the selected firms, in order to analyze their competitive potential, based on their value, rarity, and imitability. Methodologically, qualitative and descriptive research was chosen, involving semi-structured interviews with the seven most followed nutritionists on Instagram in the city of Maringá. The results showed that the main differentiation base explored is content marketing, as well as the customization of the services provided. As for resources, it was observed that the most important are human and physical resources, especially technological ones. In time, it was found that pioneering can contribute to the competitive advantage of the investigated companies, both in terms of technological leadership and the unprecedented professional approach. It is concluded that social media help in attracting customers and creating target audiences, in addition to assisting in communication regarding the personalization of nutritionists' care, despite the number of followers not being directly related to the possession of strategic resources and the potential competitive of companies.

Biografia do Autor

Marina de Souza Bastos, Universidade Federal do Parana

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná na linha de Estratégia e Análise Organizacional.

Cleiciele, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina com período sanduíche na Copenhagen Business School. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, câmpus de Maringá, vinculada ao Departamento de Administração e ao Programa de Pós Graduação em Administração (PPA - UEM)

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

BASTOS, M. de S.; AUGUSTO, C. A. . Recursos estratégicos no setor de serviços: Um estudo sobre a diferenciação entre as nutricionistas da cidade de Maringá: A study about the differentiation between nutritionists in the city of Maringá. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 59–87, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i4.29847. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29847. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações