A experiência do teletrabalho no secretariado em Portugal no contexto da pandemia do covid - 19
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v22i2.31265Palavras-chave:
Secretariado, Teletrabalho, PortugalResumo
O cenário da pandemia do COVID-19 teve impacto em todos os países do mundo, conduzindo a significativas mudanças com relação à organização e efetivação do trabalho por meio da adoção das modalidades de teletrabalho e home office como medidas de distanciamento físico para impedir a propagação da doença. Em Portugal, assim como em outros lugares em âmbito global, empresas foram forçadas a adotar um regime de trabalho à distância com arranjos para que o trabalho ocorresse a partir das casas dos profissionais. Este cenário motivou a presente pesquisa, que tem por finalidade identificar os aspectos gerais do teletrabalho na área do Secretariado durante a pandemia do COVID-19 em Portugal. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com caráter exploratório e sob uma abordagem de métodos mistos para coleta e tratamento dos dados. A pesquisa contou com a participação de 66 respondentes e revelou transformações nas atividades desenvolvidas no trabalho secretarial, novas demandas para os profissionais e a necessidade de conciliar atividades inerentes ao trabalho com as rotinas da casa. Para alguns profissionais, houve melhoria na qualidade do serviço prestado, enquanto para outros respondentes fatores como isolamento social e aumento de demandas tornaram o período de teletrabalho mais difícil do que sua realização dentro das organizações.
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