O Tempo de Espera na Fila de Check-in Aéreo: Um estudo de Caso na Amazônia Legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i4.32649

Palavras-chave:

Teoria da Fila, Gerenciamento de Tempo, Companhia Aérea.

Resumo

O tempo de espera em fila é um atributo que tem grande relevância na tomada de decisão de consumo dos clientes. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo averiguar a probabilidade de o passageiro não esperar na fila de check-in na Companhia Aérea no Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede em Boa Vista – Roraima. Realizou-se pesquisa quali-quantitativa e exploratória, com método de Estudo de caso. A fim de realizar triangulação de dados, realizou-se entrevista em profundidade com o gestor da companhia, com vistas a alcançar maior fidedignidade. Fez-se uso da Distribuição de Poisson para fins de averiguação no tempo de espera desde a chegada do cliente na fila de atendimento até o momento em que este é atendido.   A probabilidade de nenhum passageiro aguardar em fila num período de 1 dia é de 1,83%. Nota-se que essa probabilidade é baixa, pois a probabilidade de um passageiro aguardar na fila é muito alta. Às empresas, à cidade, e ao Estado cabem repensar alguns processos, e isso, perpassa o segmento aeroviário, já que se está no Estado mais distante do Distrito Federal (DF), cujo o custo logístico amazônico é alto. O estudo é relevante para o setor aeroviário e para os gestores interessados em melhorar o atendimento ao cliente. Os resultados apresentados indicam as probabilidades de espera em fila para o check in útil para a tomada de decisões relacionadas à gestão de filas e ao investimento em tecnologias para melhorar a experiência do cliente.

Biografia do Autor

Jaqueline Silva Rosa

Professora de Administração no curso de Administração da UFRR. 

Rita de Cassia Silva Costa, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Roraima - UFRR. 

Doutorando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS.

André Melchior da Silva , Universidade Federal de Roraima - UFRR

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. 

Georgia Patricia da Silva Ferko Ferko, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Pesquisa sobre os seguintes temas: patrimônio cultural, turismo e temáticas diversos no âmbito da administração pública e privada. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET. Membro permanente do Programa de Mestrado e Doutorado - Procisa e Pronat da UFRR. Chefe de Departamento do Curso de Administração. Atua na área de liderança, conflitos e desenvolvimento de pessoas.

Emerson Clayton Arantes , Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professor adjunto do curso de Administração da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Conselheiro do Conselho Federal de Administração (CFA). Coordenador do curso de Administração. Professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação - PROFNIT da UFRR. 

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

ROSA, J. S.; COSTA, R. de C. S.; DA SILVA , A. M.; FERKO, G. P. da S. F.; ARANTES , E. C. O Tempo de Espera na Fila de Check-in Aéreo: Um estudo de Caso na Amazônia Legal. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 70–92, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i4.32649. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/32649. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações