O Tempo de Espera na Fila de Check-in Aéreo: Um estudo de Caso na Amazônia Legal
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i4.32649Palavras-chave:
Teoria da Fila, Gerenciamento de Tempo, Companhia Aérea.Resumo
O tempo de espera em fila é um atributo que tem grande relevância na tomada de decisão de consumo dos clientes. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo averiguar a probabilidade de o passageiro não esperar na fila de check-in na Companhia Aérea no Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede em Boa Vista – Roraima. Realizou-se pesquisa quali-quantitativa e exploratória, com método de Estudo de caso. A fim de realizar triangulação de dados, realizou-se entrevista em profundidade com o gestor da companhia, com vistas a alcançar maior fidedignidade. Fez-se uso da Distribuição de Poisson para fins de averiguação no tempo de espera desde a chegada do cliente na fila de atendimento até o momento em que este é atendido. A probabilidade de nenhum passageiro aguardar em fila num período de 1 dia é de 1,83%. Nota-se que essa probabilidade é baixa, pois a probabilidade de um passageiro aguardar na fila é muito alta. Às empresas, à cidade, e ao Estado cabem repensar alguns processos, e isso, perpassa o segmento aeroviário, já que se está no Estado mais distante do Distrito Federal (DF), cujo o custo logístico amazônico é alto. O estudo é relevante para o setor aeroviário e para os gestores interessados em melhorar o atendimento ao cliente. Os resultados apresentados indicam as probabilidades de espera em fila para o check in útil para a tomada de decisões relacionadas à gestão de filas e ao investimento em tecnologias para melhorar a experiência do cliente.
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