Satisfação com a Formação Acadêmica e o Mercado de Trabalho: Percepção dos Egressos de um Curso de Bacharelado em Administração
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i4.32813Palavras-chave:
Satisfação do egresso, Graduação em Administração, Mercado de trabalhoResumo
Esse estudo tem como objetivo avaliar os aspectos que compõem o constructo ‘satisfação com o curso’, da perspectiva dos egressos do curso de Bacharelado em Administração de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Tal constructo é formado basicamente pelas variáveis relativas à gestão do curso e à empregabilidade frente ao mercado de trabalho. Para a coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários, sendo a amostra constituída por 59 respondentes de um total de 297 egressos. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa e os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que os egressos participantes da pesquisa avaliam o Curso como satisfatório, porém a sua satisfação com relação à expectativa que tinham ao adentrar a Universidade é determinada, predominantemente, por dimensões relacionadas à empregabilidade, como satisfação com as mudanças na vida ocasionadas pelo trabalho após a formação, as competências desenvolvidas e a oportunidade de trabalho. Em relação às implicações do estudo, sugere-se à gestão dos cursos dar maior atenção à empregabilidade dos egressos por meio de estratégias que potencializem as oportunidades de mercado, como a realização de parcerias, projetos de desenvolvimento econômico local, entre outras.
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