Satisfação com a Formação Acadêmica e o Mercado de Trabalho: Percepção dos Egressos de um Curso de Bacharelado em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i4.32813

Palavras-chave:

Satisfação do egresso, Graduação em Administração, Mercado de trabalho

Resumo

Esse estudo tem como objetivo avaliar os aspectos que compõem o constructo ‘satisfação com o curso’, da perspectiva dos egressos do curso de Bacharelado em Administração de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Tal constructo é formado basicamente pelas variáveis relativas à gestão do curso e à empregabilidade frente ao mercado de trabalho. Para a coleta de dados, foi utilizada a aplicação de questionários, sendo a amostra constituída por 59 respondentes de um total de 297 egressos. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa e os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que os egressos participantes da pesquisa avaliam o Curso como satisfatório, porém a sua satisfação com relação à expectativa que tinham ao adentrar a Universidade é determinada, predominantemente, por dimensões relacionadas à empregabilidade, como satisfação com as mudanças na vida ocasionadas pelo trabalho após a formação, as competências desenvolvidas e a oportunidade de trabalho. Em relação às implicações do estudo, sugere-se à gestão dos cursos dar maior atenção à empregabilidade dos egressos por meio de estratégias que potencializem as oportunidades de mercado, como a realização de parcerias, projetos de desenvolvimento econômico local, entre outras.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

Nathascia Porto Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

Edimilson Eduardo da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Doutor em Administração com ênfase em Redes Organizacionais e Inovação na Universidade São Caetano do Sul (USCS). Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração Pública - PPGAP. Professor Adjunto do Curso de Administração, do Departamento de Administração (DEPAD/FACSAE), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Kenny Moreno Santos Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri /Departamento de Administração

Mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Técnico Administrativo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri .

Referências

AITKEN, Norman D. College Student Performance, Satisfaction and Retention: specification and estimation of a structural model source. The Journal of Higher Education, v. 53, n. 1, p. 32–50, 1982.

BARROS, Amon; ALCADIPANI, Rafael; BERTERO, Carlos Osmar. A criação do curso superior em Administração na UFRGS em 1963: uma análise histórica. RAE, v. 58, n. 1, jan./fev., p. 3-15, 2018.

BARBOZA, Stephanie I. S.; CARVALHO, Diana L. T.; SOARES NETO, João B.; COSTA, Francisco J. Uma análise dos condicionantes da satisfação, da dedicação e do desempenho de estudantes de cursos de Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 323-349, 2014.

COSTA, Francisco J. da. Formação em administração na perspectiva do aluno: valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão. Revista Ciências Administrativas, v. 14, n. 1, 2009.

FERREIRA, Juliana D.; KUHN, Nuvea; KAIBER, Natieli P.; ALVES, Flavia L. Inserção profissional no mundo do trabalho: perspectivas de egressos e formandos do curso de Administração. Revista Foco. v. 12, n.1, p.158-179, jan./jun., 2019.

GIL, Antônio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Adhmir R. V; FERREIRA, Rafael M.; DE LIMA, Samuel L.; WALTER, Silvana A. Satisfação dos Acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais. RACE, v. 19, n. 1, p. 75–98, 2020.

HAIR JUNIOR, Joseph F.; BLACK, Willian C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

IBGE. Desemprego. . [S.l.]: IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 26 fev. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/tabelas_de_divulgacao_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acessado em: 20 mar. 2022.

IPEA. Diagnóstico da Inserção dos Jovens Brasileiros no Mercado de Trabalho em um Contexto de Crise e Maior Flexibilização. [S.l.]: IPEA. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35949&Itemid=432. Acesso em: 12 dez. 2021.

LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

LIZOTE, Suzete A.; VERDINELLI, Miguel A.; BORBA, José A; BRASIL, Maria L. A. V.. Satisfação dos acadêmicos com o curso de Ciências Contábeis: Um estudo em Instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 407–431, 2014.

MELO, Mariana R. de; MARTINS-SILVA, Priscila de O.; ANDRADE, Alexsandro L. de; Moura, Ralf L. de. Barreiras, adaptabilidade, empregabilidade e satisfação: Percepções de carreira de formandos em Administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n.6, 2021.

MINARELLI, José A. Empregabilidade: o caminho das pedras. 17. ed. São Paulo: Gente, 1990.

MOREIRA, Fábio M.; QUEIROZ, Timóteo R.; MACINI, Nayele; CAMPEÃO, Gabriela H. Os alunos de administração estão em sintonia com o mercado de trabalho?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 19, n.1, p. 61-88, 2014.

MOYSÉS, Lucia. O Desafio de Saber Ensinar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.

PASWAN, Audhesh K.; YOUNG, Joyce A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193–202, 2002.

PINTO, Marcelo de R.; LEAO, Marcos E. V.; LEITE, Ramon S.; PEREIRA, Danielle R. de M. Construction of meaning of the undergraduate course in business administration by high and low income students. Brazilian Business Review, v. 12, n. 4, p. 1-14, jul./aug., 2015.

RODRIGUES, Adriana S. S.; LIBERATO, Giuliana B. Fatores Determinantes da Satisfação com a Experiência Acadêmica. Revista Pensamento Comtemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, p. 18–33, 2016.

SALÁRIO. Administrador - Salário 2022 e Mercado de Trabalho. [S.l.]: Salário. Disponível em: https://www.salario.com.br/profissao/administrador-cbo-252105/#:~:text=Piso%20salarial%20Administrador%202022,de%2042%20horas%20por%2. Acesso em: 23 jan. 2022.

SCHLEICH, Ana Lúcia R. L.; POLYDORO, Soely A. J.; SANTOS, Acácia A. A. Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica de Estudantes de Ensino Superior. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 1, p. 11–20, 2006.

SILVA, Filipe Q.; LIMA-FILHO, Dario de O.; SAUER, Leandro; REINERT, José N. Fatores Discriminantes no Grau de Satisfação de Estudantes de Administração. Revista de Economia e Administração, v. 11, n. 1, p. 28–45, 2012.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

SOUSA, Jocelândia F.; SILVA, Geymeesson B.; SOUSA, Francisca R. L.; MELO, Catarinne X. Percepção da qualidade na educação a distância: um estudo realizado na Universidade Paulista - Unip em uma cidade do Sertão Paraibano. Research, Society and Development, v. 8, n. 12, p. 01-21, 2019.

SOUZA, Alicia C. N.; CAMPOS, Luisa R.; SILVA, Valdilene G. M. Um estudo sobre a satisfação dos acadêmicos do curso de administração em uma universidade pública. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. 01-15, 2021.

SOUZA, Saulo; ALVES, Fernanda M. S.; BUSS, Ricardo N. Satisfação de Estudantes do Curso de Graduação em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

STEFANO, Silvio R.; ROSA, Fernanda A. S.; BERNARDIM, Marcio L.; LARA, Luiz F.; GOMES, José L. Mercado de Trabalho: Análise da Produção Científica Internacional. International Journal of Professional Business Review (JPBReview), v. 5, n. 1, p. 28-42, 2020.

TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana A. Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n. 40, p. 264–280, 2011.

UNIVERSIDADE ALFA. Projeto pedagógico do curso de graduação em administração. [S.l.]: UNIVERSIDADE ALFA. 2007.

VENTURINI, Jonas; PEREIRA, Breno A. D.; VIEIRA, Kelmara M.; MILACH, Felipe. Satisfação dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 8, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.

ZAMBARDA, Andrea B.; POLI, Odilon L.. Instrumento Avaliativo do Desenvolvimento das Competências no Curso de Graduação em Administração. Revista de Administração IMED, v. 10, n. 1, p. 23-43, jan./jun., 2020.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

VIEIRA, N. dos S.; HIGUCHI, A. K.; MARQUES, N. P.; DA SILVA, E. E.; FERNANDES, K. M. S. Satisfação com a Formação Acadêmica e o Mercado de Trabalho: Percepção dos Egressos de um Curso de Bacharelado em Administração. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 93–117, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i4.32813. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/32813. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações