Os desafios do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa para os discentes de Secretariado Executivo Bilíngue

The challenges of the English language teaching-learning process for Bilingual Executive Secretariat students

Autores

  • Aline Larissa Valério da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v24i1.32886

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Inglês, Dificuldades

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais são as maiores dificuldades dos graduandos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue no aprendizado da língua inglesa, enquanto se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes na Universidade Federal da Paraíba, no campus IV, na cidade de Mamanguape. Problemática: Nesse sentido, tratou-se de compreender como é o processo de aprendizagem do idioma inglês no curso, mas também analisar se a carga horária ofertada na disciplina de língua estrangeira é suficiente para o alcance da fluência dos graduandos de Secretariado no idioma inglês, e se existem obstáculos enfrentados por eles, durante esse processo. Para isso, foram utilizados como referenciais teóricos Castro (2015) e Mariotto (2015), Babtista e Camargo (2012), Almeida (2012), Nonato (2009), Santos (2016), Lobo (2014), Goméz (2012), Garrutti e Santos (2004), mas também sites como o da Cambridge, da British Council English. da Foreign Language Training e o da Universidade São Judas. Metódo: A metodologia utilizada tem caráter quali- quantitativo, de natureza aplicada, com objetivos explicativos, com teor bibliográfico, de observação não participativa. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado e disponibilizado no Google Forms, em conjunto com a estratégia de análise de dados. Resultados: Os resultados obtidos nessa pesquisa enfatizam que é necessário realizar adaptações na carga horária nas disciplinas de inglês do curso de Secretariado, assim como estabelecer maior interação comunicativa dentro da sala de aula na língua estrangeira. Conclusão: Concluiu-se também que a aplicação de ferramentas diferenciadas de ensino-aprendizagem colabora em um maior alcance da fluência da língua inglesa, no ramo secretarial.

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

VALÉRIO DA SILVA, A. L. Os desafios do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa para os discentes de Secretariado Executivo Bilíngue: The challenges of the English language teaching-learning process for Bilingual Executive Secretariat students. Revista Expectativa, [S. l.], v. 24, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/revex.v24i1.32886. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/32886. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação