Os desafios do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa para os discentes de Secretariado Executivo Bilíngue
The challenges of the English language teaching-learning process for Bilingual Executive Secretariat students
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i1.32886Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Inglês, DificuldadesResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar quais são as maiores dificuldades dos graduandos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue no aprendizado da língua inglesa, enquanto se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes na Universidade Federal da Paraíba, no campus IV, na cidade de Mamanguape. Problemática: Nesse sentido, tratou-se de compreender como é o processo de aprendizagem do idioma inglês no curso, mas também analisar se a carga horária ofertada na disciplina de língua estrangeira é suficiente para o alcance da fluência dos graduandos de Secretariado no idioma inglês, e se existem obstáculos enfrentados por eles, durante esse processo. Para isso, foram utilizados como referenciais teóricos Castro (2015) e Mariotto (2015), Babtista e Camargo (2012), Almeida (2012), Nonato (2009), Santos (2016), Lobo (2014), Goméz (2012), Garrutti e Santos (2004), mas também sites como o da Cambridge, da British Council English. da Foreign Language Training e o da Universidade São Judas. Metódo: A metodologia utilizada tem caráter quali- quantitativo, de natureza aplicada, com objetivos explicativos, com teor bibliográfico, de observação não participativa. O instrumento utilizado foi um questionário elaborado e disponibilizado no Google Forms, em conjunto com a estratégia de análise de dados. Resultados: Os resultados obtidos nessa pesquisa enfatizam que é necessário realizar adaptações na carga horária nas disciplinas de inglês do curso de Secretariado, assim como estabelecer maior interação comunicativa dentro da sala de aula na língua estrangeira. Conclusão: Concluiu-se também que a aplicação de ferramentas diferenciadas de ensino-aprendizagem colabora em um maior alcance da fluência da língua inglesa, no ramo secretarial.
Referências
ALMEIDA, Francisco Fernando Lima. Um olhar para a questão aparente do desinteresse pelo ensino-aprendizagem de língua inglesa por alunos da escola pública. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Área de Concentração: Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo, p. 88, 2012.
ANJOS, Kelly Pereira dos; LIRA, Monica. Da vivência como profissional de secretariado à docência. In: SILVEIRA, Regina (org). O futuro do Secretariado: Educação e profissionalismo. São Paulo, Editora Literare Books, 2019, p.10-16.
BAPTISTA, Isabel Cristina.; CAMARGO Jô. O papel das entidades de classe: dados da história e conquistas atuais. In: . (org). Excelência no Secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios. 1. ed. Editora Ser mais, 2012, p. 71-76.
BRITISH COUNCIL BRASIL. Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Disponível em:https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de- referencia-para-linguas-cefr. Acesso em: 02 jun. 2021.
CAMBRIDGE ASSESMENT ENGLISH. Entenda o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR. Disponível em: https://www.cambridgeenglish.org/br/exams-and- tests/cefr/. Acesso em: 03 jun. 2021.
CASTRO, Cláudio de Moura. Você sabe estudar? Quem sabe, estudo menos e aprende mais [recurso eletrônico] Cláudio de Moura-. Porto Alegre: Editora Penso, 2015. E-PUB.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
GARRUTTI, E. A.; SANTOS, S. R. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. In: Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GÓMEZ, P. C. A motivação no processo ensino/aprendizagem de idiomas: um enfoque desvinculado dos postulados de Gardner e Lambert. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 34, 2012. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639298. Acesso em: 13 maio 2021.
INTERDISCIPLINAR, In Dicionário Online Michaelis. Disponível em:https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=interdisciplinar. Acesso em:30 jun. 2021.
JARETA, G. 4 de novembro de 2015. Por que o ensino do inglês não decola no Brasil. Educação. Disponível em:https://revistaeducacao.com.br/2015/11/04/por-que-o-ensino-do- ingles-nao-decola-no-brasil/. Acesso em: 02 jun. 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LOBO, Pryscilla C. F. Dificuldades no processo de aprendizado da língua inglesa. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Polo de Umuarama Modalidade de Ensino a Distância, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, p. 21, 2014.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MARIOTTO, Gladys. Já entendi: a história da metodologia premiada: como aprender mais e melhor estudando sozinho/ Gladys Mariotto. -São Paulo: Planeta Do Brasil, 2015.
MATEUS, Sobre o Curso, 2020. Disponível em:http://www.ccae.ufpb.br/secretariado/contents/paginas/sobre-o-curso. Acesso em: 13 maio 2021.
NONATO Júnior, R. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.
SANTOS, Janielson. Rodrigues dos. (2016). Anglicismos em estabelecimentos comerciais e na publicidade impressa de Guarabira - PB: recorrências e significados. 21 F. TCC (Técnico) -Curso de Gestão Comercial, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Guarabira, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/751 . Acesso em: 30 maio 2021.
SCHNEIDER, Eduarda Maria.; FUJII, Rosangela Araújo Xavier.; CORAZZA, Maria Júlia. PESQUISAS QUALI-QUANTITATIVAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM
ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 569-584, dez. 2017.
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS. Secretariado Executivo: o que se aprende durante o curso? 21 out de 2020. Disponível em:https://www.usjt.br/blog/secretariado-executivo-o-que-se-
aprende-durante-o-curso/. Acesso em: 30 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Expectativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.