Ações estratégicas: estudo comparativo em associações comerciais do Oeste Paulista

comparative study in commercial associations in the West of São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v24i3.35066

Palavras-chave:

Associações Comerciais, Planejamento, Estratégia, Oeste Paulista

Resumo

O planejamento estratégico inserido nas organizações é considerado importante para promover desenvolvimento, crescimento, criação de planos de ações e melhores tomadas de decisões. Ainda mais, quando se fala sobre Associações Comerciais, onde não há muito estudo sobre o assunto. Logo, a finalidade do artigo é compreender as ações estratégicas das associações comerciais do Oeste Paulista, pertencentes a RA-17, com vista a propor melhorias e contribuir para a sustentabilidade das organizações. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva por meio do levantamento e técnica de coleta de dados primária, coletada por meio de questionário com 24 associações. Os resultados apontam para a importância das Associações no mercado e da realização de planejamento estratégico como forma de direcionamento das ações, promoção de desenvolvimento e impulsionamento do comércio do Oeste Paulista. Por meio do planejamento as associações poderão obter vantagem competitiva alinhada à sustentabilidade, elaborando um plano de ação para o alcance de seus objetivos.

Biografia do Autor

Gustavo Yuho Endo

Gustavo Y. Endo

Mestrando Profissional em Administração - UNIOESTE 

Referências

AKAMINE, C. T; YAMAMOTO, R. K. Estudo Dirigido de Estatística Descritiva. 3. ed. São Paulo: Editora Érica, 2013, 281 p.

ARGOLO, T; ROCHA, F; CHAVES V. A estratégia e a vantagem competitiva: estudo de caso fintech nubank. Revista Científica da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova, n. 18/19, p. 393-403, jun./dez. 2019. Disponível em: https://gestin.ipcb.pt/wp- content/uploads/2022/02/2019Gestin18-19art25.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

BALLÉ, M.; JONES, D. T.; CHAIZE, J.; FIUME, O. J. A estratégia lean: para criar vantagem competitiva, inovar e produzir com crescimento sustentável. Porto Alegre: Bookman, 2019, 262 p.

BOLEAT, M. Models of trade association co-operation. Londres: Trade Association Forum, 2000. Disponível em: https://boleat.com/materials/MTAC_2000.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

BOLEAT, M. Trade association strategy and management. Londres: Association of British Insurers, 1996. Disponível em: https://boleat.com/materials/trade_assoc_strat_management_96.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

BOLEAT, M. Strategic planning in trade associations. International Association Management Forum. Flims, mar, 2000. Disponível em: https://boleat.com/materials/SPTA_2000.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRYSON, J. M.; EDWARDS, L. H.; SLYKE, D. M. V. Getting strategic about strategic planning research. Public Management Review, v. 20, n. 3, p. 317-339, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14719037.2017.1285111. Acesso em: 7 jun. 2025

CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Quem Somos, A CACB, CACB. Disponível em: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - (cacb.org.br). Acesso em: 16 jan. 2023.

CARRION, R. M. Organizações privadas sem fins lucrativos: a participação do mercado no terceiro setor. Tempo Social, São Paulo, v. 12, n. 2., p. 237-255, nov. 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12343. Acesso em 17 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103- 20702000000200015.

CARVALHO, M. M. de; LAURINDO, F. J. B. Estratégia competitiva: dos conceitos à implementação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

COELHO, Jorge A. P. M.; SOUZA, Gustavo H. S.; ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016, 696 p.

CHARAN, R.; WILLIGAN, G. Repensando a vantagem competitiva: novas regras para a era digital. Rio de Janeiro, Alta Books, 2022, 216 p.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021, 222 p.

EBERHARDT, F.; FERNANDES, S. O planejamento estratégico como ferramenta de alinhamento institucional: apontamentos do processo de implantação de um instituto federal de educação profissional, científica e tecnológica. REPAE - Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia, v. 7, n. 2, p. 36–53, 2021. DOI: 10.51923/repae.v7i2.254.

FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. RA 17 - Presidente Prudente. FACESP, 2023. Disponível em: https://www.facesp.com.br/regiao/MTc=. Acesso em: 08 mar. 2023.

FRAPORTI, S.; BARRETO, J. dos S. Gerenciamento de riscos. Porto Alegre, Sagah, 2018, 166 p.

GEORGE, B. Successful strategic plan implementation in public organizations: connecting people, process, and plan (3Ps). Public Administration Review, 13 april 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/puar.13187. Acesso em: 7 jun. 2025

GIBBS, G.; FLICK, U. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. cap. 6: análise comparativa, p. 103.

GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas, 2021. cap. 4: coleta de dados, p. 75.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

KUAZAQUI, E. Planejamento estratégico. São Paulo: Cengace Learning, 2016.

MARQUES, S. R. C. A importância da gestão na sustentabilidade de organizações sem fins lucrativos prestadoras de serviços sociais. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade de Coimbra, 2014.

NICOLETTI, S. C. Planejamento estratégico em uma associação comercial e industrial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2015.

OLIVEIRA, B; ROSS, E. S.; ALTIMEYER, H. Y. Proposta de um modelo de planejamento estratégico. Revista FAE, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 69-80, jan./jun. 2005. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/376. Acesso em: 23 set. 2022.

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 1. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2005.

PORTO, A. M.; SOUZA, I. S. Planejamento estratégico empresarial e comunicação: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 1915–1929, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i5.9939.

RAMOS, A. F. Gestão estratégica de uma organização sem fins lucrativos: estudo de caso: Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual da Póvoa de Varzim. 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto, 2004.

RÍOS, C. C de. ¿Cuál es la importancia de implementar estrategias en las organizaciones? Revista Científica Anfibios, Coveñas, v. 1, n. 1, p. 71-79, jan./jun. 2018. Disponível em: http://www.revistaanfibios.org/ojs/index.php/afb/issue/view/2/Revista%20Cient%C3%ADfica%20Anfibios%20Vol%201%20N%C3%BAm%201%202018. Acesso em: 24 set. 2022. DOI https://doi.org/10.37979/afb.2018v1n1.20.

RODRIGUES, A. L. Modelos de gestão e inovação social em organizações sem fins lucrativos: divergências e convergências entre nonprofit dector e economia social. O&S, Salvador, v. 14, n. 43, p. 111-128, out-dez 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/T7MqZGxgWxSRW9ZVMDGFVBH/citation/?lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984- 92302007000400006.

ROMANI-DIAS M.; SILVA, C. S. da; BARBOSA, A. dos S.; Estratégia empresarial: as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022.

RUAS, A. B. A. M. A importância do planejamento estratégico para as empresas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 5, e59811527810, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.27810.

SAMPIERI, H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. Del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Penso Editora, 2013, 612 p.

SILVA, F. P da. et al. Gestão da inovação. Porto Alegre: Sagah Educação, 2018, 221 p.

SIQUEIRA, J. O. Fundamentos de métodos quantitativos. São Paulo: Editora Saraiva, 2011, 310 p.

SOARES, D. O.; SANTOS, M. G. C. dos; Sustentabilidade ambiental versus diferencial competitivo: as organizações e a utilização da energia solar fotovoltaica. RIOS - Revista Científica do Centro Universitário do Rio São Francisco, Paulo Afonso, v. 14, n. 28, p. 49-70, dez. 2020. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/issue/view/6. Acesso em: 26 set. 2022.

TAJRA, S.; RIBEIRO J. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020, 205 p.

WALLIMAN, N. Métodos de pesquisa. São Paulo: Saraiva, 2015. 178 p.

Downloads

Publicado

30-09-2025

Como Citar

SERAFIM, V.; KATO-CRUZ, Érika M.; ENDO, G. Y.; HAYASHI, J. H. Ações estratégicas: estudo comparativo em associações comerciais do Oeste Paulista: comparative study in commercial associations in the West of São Paulo. Revista Expectativa, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 01–19, 2025. DOI: 10.48075/revex.v24i3.35066. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/35066. Acesso em: 15 out. 2025.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações