Ações estratégicas: estudo comparativo em associações comerciais do Oeste Paulista
comparative study in commercial associations in the West of São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i3.35066Palavras-chave:
Associações Comerciais, Planejamento, Estratégia, Oeste PaulistaResumo
O planejamento estratégico inserido nas organizações é considerado importante para promover desenvolvimento, crescimento, criação de planos de ações e melhores tomadas de decisões. Ainda mais, quando se fala sobre Associações Comerciais, onde não há muito estudo sobre o assunto. Logo, a finalidade do artigo é compreender as ações estratégicas das associações comerciais do Oeste Paulista, pertencentes a RA-17, com vista a propor melhorias e contribuir para a sustentabilidade das organizações. Para isso realizou-se uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva por meio do levantamento e técnica de coleta de dados primária, coletada por meio de questionário com 24 associações. Os resultados apontam para a importância das Associações no mercado e da realização de planejamento estratégico como forma de direcionamento das ações, promoção de desenvolvimento e impulsionamento do comércio do Oeste Paulista. Por meio do planejamento as associações poderão obter vantagem competitiva alinhada à sustentabilidade, elaborando um plano de ação para o alcance de seus objetivos.
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