Curricularização da extensão na formação acadêmica: um estudo no curso de secretariado executivo bilíngue da ufpb
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i3.35446Palavras-chave:
Curricularização da extensão., Atividades de curricularização. , Curso de Secretariado Executivo Bilíngue.Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral estudar a curricularização da extensão na formação acadêmica dos discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, destacando como a inclusão de atividades de extensão no projeto pedagógico do curso pode influenciar no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes a partir do primeiro período do curso. Trata-se de uma investigação de natureza descritiva, documental, sob a abordagem quali-quantitativa com técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário composto de perguntas fechadas e abertas por meio do Google Forms. Os dados obtidos revelam uma percepção bastante positiva dos estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue em relação à curricularização da extensão. A maioria dos discentes reconhece a importância dessas atividades para sua formação acadêmica, demonstrando um forte entendimento do valor que essas ações agregam ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Ademais, as atividades de curricularização desenvolvidas pelos alunos foram a ministração de cursos e a produção de pequenos vídeos relacionados aos assuntos trabalhados em sala de aula nos dois componentes curriculares ofertados no período de 2024.1, a saber: Informática Aplicada ao Secretariado e Fundamentos do Secretariado.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regula a carga horária mínima de extensão nos cursos de graduação. Diário Oficial da União, Brasília, 2018. Disponível em: https://normas.cne.mec.gov.br/. Acesso em: 22 out. 2024.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FONTENELE, Iolanda Carvalho. A curricularização da extensão no Brasil: história,
concepções e desafios. Rev. Katálysis, Florianópolis, v.27, e97067. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIGUEL, José Carlos. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional, v. 19, n. 50, 2023.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do. Metodologia da pesquisa científica. 2. ed. Fortaleza: Edições INESP, 2017.
OLIVEIRA, Carla Viviane Novais Cabral de; TOSTA, Marielce de Cássia Ribeiro; FREITAS, Rodrigo Randow de. Curricularização da extensão universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian journal of production engineering, v. 6, n. 2, p. 114-127, 2020.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento.
ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.
STEIGLEDER, Luciane Iwanczuk; ZUCCHETTI, Dinora Tereza; MARTINS, Rosemari Lorenz. Trajetória para curricularização da extensão universitária: contribuições do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Comunitárias-FOREXT e a definição de diretrizes nacionais. Revista brasileira de extensão universitária, v. 10, n. 3, p. 167-174, 2019.
UFPB, 2023. Resolução n° 34/2023. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: http://www.ccae.ufpb.br/secretariadoexecutivo/wp-content/uploads/sites/170/sites/253/2025/04/Resolucao-342023.pdf. Acesso em: fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Expectativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.