Curricularização da extensão na formação acadêmica: um estudo no curso de secretariado executivo bilíngue da ufpb

Autores

  • Ângela Caroline Lima da Silva
  • Francisca Janete da Silva Adelino
  • Jaynne Silva de Oliveira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v24i3.35446

Palavras-chave:

Curricularização da extensão., Atividades de curricularização. , Curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral estudar a curricularização da extensão na formação acadêmica dos discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, destacando como a inclusão de atividades de extensão no projeto pedagógico do curso pode influenciar no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes a partir do primeiro período do curso. Trata-se de uma investigação de natureza descritiva, documental, sob a abordagem quali-quantitativa com técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário composto de perguntas fechadas e abertas por meio do Google Forms. Os dados obtidos revelam uma percepção bastante positiva dos estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue em relação à curricularização da extensão. A maioria dos discentes reconhece a importância dessas atividades para sua formação acadêmica, demonstrando um forte entendimento do valor que essas ações agregam ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Ademais, as atividades de curricularização desenvolvidas pelos alunos foram a ministração de cursos e a produção de pequenos vídeos relacionados aos assuntos trabalhados em sala de aula nos dois componentes curriculares ofertados no período de 2024.1, a saber: Informática Aplicada ao Secretariado e Fundamentos do Secretariado.

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Publicado

30-09-2025

Como Citar

LIMA DA SILVA, Ângela C.; DA SILVA ADELINO, F. J.; SILVA DE OLIVEIRA, J. Curricularização da extensão na formação acadêmica: um estudo no curso de secretariado executivo bilíngue da ufpb. Revista Expectativa, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 103–124, 2025. DOI: 10.48075/revex.v24i3.35446. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/35446. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

Seção

Seção - Secretarial