FATORES DETERMINANTES DA ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOB A ÓTICA DOS GESTORES DA ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v9i1.5873Resumo
A tecnologia digital, dominante na atual Era do Conhecimento, dita o ritmo das inovações, mudanças sociais decorrentes e respostas das organizações, sob a implantação de novos processos, em atenção às novas demandas. Nesse contexto, os setores de Tecnologia da Informação (TI) nas organizações alteram o suporte e a maneira de gerar e armazenar informações, assumindo caráter decisivo para a viabilidade das demais funcionalidades e suas estratégias. Frente a essa nova condição, de ter processos próprios de gestão, questiona-se como um setor emergente de TI deve se estruturar, de maneira a oferecer a percepção desse seu novo papel aos gestores? Na realização do presente trabalho, estudou-se o caso de um setor de TI emergente em uma empresa também emergente. Como estratégia, colocou-se a disposição dos gestores um novo produto de TI, de necessidade incontestável na operacionalização das ações da organização. Os pareceres dos gestores foram registrados sistematicamente pelo emprego de um instrumento próprio de avaliação de fatores de impacto para o usuário de TI. Desta forma, o software Master Caixa, que auxilia no controle do fluxo de caixa foi apresentado em detalhes e disponibilizado aos gestores da CONSET-Jr, recolhendo-se suas impressões por meio de um instrumento de Bailey e Pearson (1983), comumente utilizado para medir e analisar a satisfação do usuário de TI. O trabalho registra o constructo de satisfação do usuário sob suas indicações de fatores considerados de maior e menor importância relativa, além dos principais fatores determinantes de sua satisfação ou sua insatisfação.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BASAGLIA, M. M.; PERIOTTO, Álvaro J. FATORES DETERMINANTES DA ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOB A ÓTICA DOS GESTORES DA ORGANIZAÇÃO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 95–110, 2000. DOI: 10.48075/revex.v9i1.5873. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/5873. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Seção - Gestão nas Organizações
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.