A MODALIZAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO RELATÓRIO: UMA ESTRATÉGIA SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v10i1.6097Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de uma investigação realizada sobre a estrutura semântico-argumentativa do gênero textual/discursivo Relatório, um dos textos do universo empresarial/oficial. Para fundamentar a investigação, utilizamos como suporte teórico-metodológico as Teorias da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1988) e colaboradores, e da Modalização, a partir de Castilho e Castilho (1993), Neves (2000) e Nascimento (2005). Essas teorias explicam como um locutor, ou responsável pelo discurso, utiliza a linguagem para expressar posicionamentos e agir com relação a seu interlocutor, a fim de expressar determinadas intenções ou obter determinados objetivos. O corpus da pesquisa foi extraído da Internet e trata-se de relatórios produzidos por conselhos, associações, empresas públicas e privadas. Inicialmente, foram identificados os elementos linguístico-discursivos que demarcam argumentatividade no texto e, em seguida, foi descrito seu funcionamento semântico-discursivo, a fim de identificar que efeitos de sentido foram gerados a partir da utilização desses elementos. A investigação revelou que um dos principais recursos que assinalam argumentatividade no gênero relatório é o uso de modalizadores discursivos, pelo menos no corpus investigado, e que esses são utilizados a fim de gerar diferentes efeitos de sentido e veicular diferentes posicionamentos nos enunciados em que aparecem.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
NASCIMENTO, E. P. do; BATISTA, S. L. A MODALIZAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO RELATÓRIO: UMA ESTRATÉGIA SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 107–122, 2000. DOI: 10.48075/revex.v10i1.6097. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/6097. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Seção - Línguas/Comunicação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.