A EVOLUÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO: CAMINHOS PROVÁVEIS A PARTIR DOS AVANÇOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E DOS EMBATES TEÓRICOS E CONCEITUAIS NA ÁREA

Autores

  • Fabiana Regina Veloso Biscoli
  • Vania Silva de Souza Bilert

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v12i1.8650

Palavras-chave:

Pesquisa. Secretariado Executivo.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o pressuposto de que a evolução de uma profissão pode ocorrer a partir do desenvolvimento de pesquisas relevantes na área, sugerindo que o reconhecimento dessas pesquisas deve ser o fator chave para sua inserção no meio acadêmico para posteriormente, como consequência, levar aos avanços na profissão utilizada como foco de pesquisa. Embora a profissão de Secretariado Executivo já exista historicamente há mais de um século e os cursos de graduação tenham surgido há pelo menos 30 anos, a pesquisa científica é incipiente entre os profissionais da área. Isso se deve por uma série de fatores que serão apresentados no decorrer do artigo. A profissão evoluiu no sentido prático, acompanhando a evolução do mundo dos negócios, no entanto, é perceptível a necessidade de evolução teórica e conceitual na área de Secretariado Executivo, o que poderá se concretizar a partir da pesquisa científica bem estruturada. Esta pesquisa, de caráter quantitativo contou com a aplicação de questionários direcionados aos docentes que atuam nos cursos de graduação em Secretariado Executivo, e objetivou ilustrar a forma como estes docentes tem se envolvido com a pesquisa e a sua opinião a respeito dos aspectos que podem facilitar ou dificultar os avanços na pesquisa em Secretariado Executivo, a partir da graduação. De forma complementar utilizou-se parte de outra pesquisa desenvolvida pelas autoras para ilustrar a participação em atividades extra-curriculares dos discentes de cursos de Secretariado Executivo de IES públicas brasileiras. As conclusões retratam um cenário em crescimento da pesquisa na área secretarial, que pode ser vislumbrada a partir da qualificação docente nos níveis de mestrado e doutorado, nos quais desenvolvem seu potencial como pesquisadores científicos para que posteriormente possam se dedicar a uma área distinta, como ao secretariado. Após estas etapas podem surgir oportunidades para a realização de pesquisas interdisciplinares, uma tendência atual, que comprovadamente demonstra ser o caminho para o reconhecimento sólido dos resultados das pesquisas, uma vez que a inserção de áreas distintas nas pesquisas exige maior profundidade nas análises e maior relação entre áreas do conhecimento, agregando valor ao resultado construído.

Downloads

Publicado

19-09-2013

Como Citar

BISCOLI, F. R. V.; BILERT, V. S. de S. A EVOLUÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO: CAMINHOS PROVÁVEIS A PARTIR DOS AVANÇOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E DOS EMBATES TEÓRICOS E CONCEITUAIS NA ÁREA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 09–42, 2013. DOI: 10.48075/revex.v12i1.8650. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/8650. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial