O Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina: um estudo dos documentos norteadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31428

Resumo

No presente artigo busca-se caracterizar a proposta do Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina, dialogando desde o proposto na lei nº 13.415/2017, até o processo de efetiva implementação nas escolas. Tem por objetivo apresentar uma visão geral sobre a implementação do Novo Ensino Médio no referido estado, seus eixos norteadores, a ênfase ao protagonismo juvenil e às contribuições desta etapa do ensino para a formação cidadã e a preparação para o trabalho. Para isso, faz-se um resgate de estudos teóricos que descrevem sobre o percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, seguido de uma análise dos documentos norteadores à implementação do Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam para a relevância de reformas educacionais no contexto da Educação, a fim de formar cidadãos com potencial crítico e reflexivo, permitindo-os atuar ativamente nas transformações sociais. Ademais, considerando eventuais lacunas que permaneceram, mesmo após a reforma, indica-se que é necessário repensar continuamente os documentos norteadores da educação básica, aliado as políticas públicas de ensino, já que a sociedade sofre transformações constantemente.

Biografia do Autor

Eduardo da Rosa Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-2017). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI-2021). Especialista em Educação Física Escolar (2017). Especialista em Gestão escolar (2019). Especialista em Educação Ambiental (2022). Atualmente é professor PSS - Secretaria de Educação do Estado do Paraná e professor ACT - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tenho experiência e atuo nas três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas disciplinas de Educação Física, Ciências e Biologia. Desenvolvo pesquisas acerca das temática: Ensino Médio. Novo Ensino Médio. Educação em Tempo Integral. Interdisciplinaridade.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

DA ROSA DUARTE, E. O Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina: um estudo dos documentos norteadores. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 43, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i43.31428. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/31428. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos