O Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina: um estudo dos documentos norteadores
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v26i43.31428Resumo
No presente artigo busca-se caracterizar a proposta do Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina, dialogando desde o proposto na lei nº 13.415/2017, até o processo de efetiva implementação nas escolas. Tem por objetivo apresentar uma visão geral sobre a implementação do Novo Ensino Médio no referido estado, seus eixos norteadores, a ênfase ao protagonismo juvenil e às contribuições desta etapa do ensino para a formação cidadã e a preparação para o trabalho. Para isso, faz-se um resgate de estudos teóricos que descrevem sobre o percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, seguido de uma análise dos documentos norteadores à implementação do Novo Ensino Médio no estado de Santa Catarina. Os resultados apontam para a relevância de reformas educacionais no contexto da Educação, a fim de formar cidadãos com potencial crítico e reflexivo, permitindo-os atuar ativamente nas transformações sociais. Ademais, considerando eventuais lacunas que permaneceram, mesmo após a reforma, indica-se que é necessário repensar continuamente os documentos norteadores da educação básica, aliado as políticas públicas de ensino, já que a sociedade sofre transformações constantemente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.