CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7434Resumo
Este artigo começa com uma breve referência ao significado da expressão "sociedade contemporânea". Em seguida aborda a relação entre ciência e educação considerando dois aspectos: o enfoque, isto é, o grau em que a educação se constitui como uma atividade científica; e o objeto, isto é, a ciência como algo a ser compreendido e assimilado pelas crianças e jovens por meio do processo educativo. Na análise do primeiro aspecto evidencia-se o caráter problemático da cientificidade da educação e reconstrói-se a trajetória da relação entre ciência e educação no Brasil distinguindo dois momentos: a ciência como objeto de desejo dos educadores e a ciência como objeto de suspeita. A partir daí indica-se como a pedagogia histórico-crítica responde ao desafio da constituição da pedagogia como ciência da educação. Caracterizado o primeiro aspecto é apresentada a resposta da pedagogia histórico-crítica ao desafio do ensino da ciência nas escolas.
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