CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Dermeval Saviani

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7434

Resumo


Este artigo começa com uma breve referência ao significado da expressão "sociedade contemporânea". Em seguida aborda a relação entre ciência e educação considerando dois aspectos: o enfoque, isto é, o grau em que a educação se constitui como uma atividade científica; e o objeto, isto é, a ciência como algo a ser compreendido e assimilado pelas crianças e jovens por meio do processo educativo. Na análise do primeiro aspecto evidencia-se o caráter problemático da cientificidade da educação e reconstrói-se a trajetória da relação entre ciência e educação no Brasil distinguindo dois momentos: a ciência como objeto de desejo dos educadores e a ciência como objeto de suspeita. A partir daí indica-se como a pedagogia histórico-crítica responde ao desafio da constituição da pedagogia como ciência da educação. Caracterizado o primeiro aspecto é apresentada a resposta da pedagogia histórico-crítica ao desafio do ensino da ciência nas escolas.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SAVIANI, D. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 13, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v12i16.7434. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7434. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Projeto Alfa III