Identidade cultural Sul-Rio-Grandense, na contemporaneidade, e sua manifestação na paisagem de Santa Maria – Rs

Autores

  • Deise Caroline Trindade Lorensi Universidade Federal de Santa Maria
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v15i01.25020
Agências de fomento

Palavras-chave:

Geografia cultural, Identidade, Tradição gaúcha.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a identidade cultural sul-rio-grandense na contemporaneidade, e analisar sua manifestação na paisagem de Santa Maria – RS. A influência da cultura sobre o território, a exemplo da tradição gaúcha, fortalece os aspectos geográficos, pois diversifica a ação do homem sobre a superfície terrestre, diferenciando o espaço de acordo com sua
herança cultural, ou seja, o modo de vida partilhada historicamente por grupos culturais. Os procedimentos metodológicos perpassaram por uma revisão bibliográfica, aplicação de questionário a jovens santa-marienses, entre 15 e 28 anos, bem como levantamento fotográfico e visitação as entidades tradicionalistas do município. Constatou-se a premissa de que o tradicionalismo gaúcho no município é um importante componente desencadeador para o convívio da população em suas múltiplas expressões
sociais e culturais; e evidencia-se que são necessários o resgate e a valorização da tradição gaúcha na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Deise Caroline Trindade Lorensi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2014). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2017) Área de Concentração "Análise Ambiental e Dinâmica Espacial do Cone Sul Latino-americano" e linha de pesquisa "Dinâmicas territoriais do Cone Sul". Tem interesse nas áreas de pesquisa de Geografia Cultural; Música e Paisagem Geográfica; Ensino de Geografia; Desenvolvimento Regional; e Educação Ambiental.Atualmente, é professora da rede municipal de ensino, atuando no Ensino Fundamental da EMEF CAIC - "Luizinho de Grandi".

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Possui: Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. Publicou o livro "História do pensamento geográfico" destinado aos alunos da graduação em Geografia. Membro da comissão editorial da Revista Disciplinarium Scientia, Série Humanas (UFN). Membro da comissão avaliadora da Revista Ensino & Pesquisa (UFSM) e da Revista Ciência & Natura (UFSM). Orienta trabalhos de pesquisa e de extensão, com ênfase nos seguintes temas: geografia, turismo, ensino, antropologia, história natural e educação ambiental. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN) integra a Linha de Pesquisa Ensino e práticas docentes.

Downloads

Publicado

13-09-2022

Como Citar

LORENSI, D. C. T.; BECKER, E. L. S. Identidade cultural Sul-Rio-Grandense, na contemporaneidade, e sua manifestação na paisagem de Santa Maria – Rs. Geografia em Questão, [S. l.], v. 15, n. 01, 2022. DOI: 10.48075/geoq.v15i01.25020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/25020. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos