Identidade cultural Sul-Rio-Grandense, na contemporaneidade, e sua manifestação na paisagem de Santa Maria – Rs

Autores/as

  • Deise Caroline Trindade Lorensi Universidade Federal de Santa Maria
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v15i01.25020
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Geografia cultural, Identidade, Tradição gaúcha.

Resumen

O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a identidade cultural sul-rio-grandense na contemporaneidade, e analisar sua manifestação na paisagem de Santa Maria – RS. A influência da cultura sobre o território, a exemplo da tradição gaúcha, fortalece os aspectos geográficos, pois diversifica a ação do homem sobre a superfície terrestre, diferenciando o espaço de acordo com sua
herança cultural, ou seja, o modo de vida partilhada historicamente por grupos culturais. Os procedimentos metodológicos perpassaram por uma revisão bibliográfica, aplicação de questionário a jovens santa-marienses, entre 15 e 28 anos, bem como levantamento fotográfico e visitação as entidades tradicionalistas do município. Constatou-se a premissa de que o tradicionalismo gaúcho no município é um importante componente desencadeador para o convívio da população em suas múltiplas expressões
sociais e culturais; e evidencia-se que são necessários o resgate e a valorização da tradição gaúcha na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Deise Caroline Trindade Lorensi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2014). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2017) Área de Concentração "Análise Ambiental e Dinâmica Espacial do Cone Sul Latino-americano" e linha de pesquisa "Dinâmicas territoriais do Cone Sul". Tem interesse nas áreas de pesquisa de Geografia Cultural; Música e Paisagem Geográfica; Ensino de Geografia; Desenvolvimento Regional; e Educação Ambiental.Atualmente, é professora da rede municipal de ensino, atuando no Ensino Fundamental da EMEF CAIC - "Luizinho de Grandi".

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Possui: Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. Publicou o livro "História do pensamento geográfico" destinado aos alunos da graduação em Geografia. Membro da comissão editorial da Revista Disciplinarium Scientia, Série Humanas (UFN). Membro da comissão avaliadora da Revista Ensino & Pesquisa (UFSM) e da Revista Ciência & Natura (UFSM). Orienta trabalhos de pesquisa e de extensão, com ênfase nos seguintes temas: geografia, turismo, ensino, antropologia, história natural e educação ambiental. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN) integra a Linha de Pesquisa Ensino e práticas docentes.

Publicado

13-09-2022

Cómo citar

LORENSI, D. C. T.; BECKER, E. L. S. Identidade cultural Sul-Rio-Grandense, na contemporaneidade, e sua manifestação na paisagem de Santa Maria – Rs. Geografia em Questão, [S. l.], v. 15, n. 01, 2022. DOI: 10.48075/geoq.v15i01.25020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/25020. Acesso em: 15 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos