A percepção climática da população que mora em localidades rurais de Restinga Sêca, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.30014

Resumo

 O objetivo do presente trabalho é investigar a percepção climática, principalmente através de expressões populares, de moradores que vivem em localidades rurais do município de Restinga Sêca, RS: Pedregulho e Aparecida, e analisar a percepção dos sujeitos conforme às diferenças de idade, escolaridade e gênero. Para isso, utilizou-se do Triângulo de White (1977) e, a partir de quadros
metodológicos, fez-se o registro de dados pessoais dos entrevistados e das expressões sobre o clima que lembravam, sendo que os respectivos quadros também auxiliaram na discussão dos resultados obtidos. Relacionaram-se às diferenças de idade, profissão, escolaridade e gênero, sendo distribuídas em faixas etárias. Para a análise, baseou-se no estudo realizado por Sartori (2003). Desse modo, constatou-se que os indivíduos mais novos (de 20 a 40 anos) foram os que menos apresentaram expressões populares, em
comparação com a segunda (de 40 a 70 anos) e terceira (acima de 71 anos) faixas etárias. No entanto, as pessoas da segunda faixa etária foram as que mais apresentaram expressões sobre o clima, superando a faixa com mais de 70 anos, sobretudo por viverem a mais tempo na área de estudo. Foram observadas diferenças representativas em relação ao Gênero, pois os homens apresentaram uma percepção climática mais apurada.

Biografia do Autor

Lucian Armindo da Silva Brinco, UFSM

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFSM. 

Mauro Kumpfer Werlang, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Titular do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque, SC. 

Downloads

Publicado

06-04-2024

Como Citar

ARMINDO DA SILVA BRINCO, L.; KUMPFER WERLANG, M. .; LAMPERT BATISTA, N. A percepção climática da população que mora em localidades rurais de Restinga Sêca, RS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 02, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i02.30014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/30014. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos