A percepção climática da população que mora em localidades rurais de Restinga Sêca, RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.30014

Resumen

 O objetivo do presente trabalho é investigar a percepção climática, principalmente através de expressões populares, de moradores que vivem em localidades rurais do município de Restinga Sêca, RS: Pedregulho e Aparecida, e analisar a percepção dos sujeitos conforme às diferenças de idade, escolaridade e gênero. Para isso, utilizou-se do Triângulo de White (1977) e, a partir de quadros
metodológicos, fez-se o registro de dados pessoais dos entrevistados e das expressões sobre o clima que lembravam, sendo que os respectivos quadros também auxiliaram na discussão dos resultados obtidos. Relacionaram-se às diferenças de idade, profissão, escolaridade e gênero, sendo distribuídas em faixas etárias. Para a análise, baseou-se no estudo realizado por Sartori (2003). Desse modo, constatou-se que os indivíduos mais novos (de 20 a 40 anos) foram os que menos apresentaram expressões populares, em
comparação com a segunda (de 40 a 70 anos) e terceira (acima de 71 anos) faixas etárias. No entanto, as pessoas da segunda faixa etária foram as que mais apresentaram expressões sobre o clima, superando a faixa com mais de 70 anos, sobretudo por viverem a mais tempo na área de estudo. Foram observadas diferenças representativas em relação ao Gênero, pois os homens apresentaram uma percepção climática mais apurada.

Biografía del autor/a

Lucian Armindo da Silva Brinco, UFSM

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFSM. 

Mauro Kumpfer Werlang, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Titular do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque, SC. 

Publicado

06-04-2024

Cómo citar

ARMINDO DA SILVA BRINCO, L.; KUMPFER WERLANG, M. .; LAMPERT BATISTA, N. A percepção climática da população que mora em localidades rurais de Restinga Sêca, RS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 02, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i02.30014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/30014. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos