Desigualdades educacionais na cidade do Rio de Janeiro:

o óbvio como ente a ser comprovado

Auteurs-es

  • Rodrigo Coutinho Andrade DeGEO-IM/UFRRJ; GTPS-UFRRJ; PPGEO-FFP/UERJ; PPGEduc-UFRRJ; AGB-Niterói

DOI :

https://doi.org/10.48075/geoq.v18i01.35091

Résumé

O presente estudo resulta de uma pesquisa mais ampla sobre as desigualdades-dualidades estruturais da educação na cidade do Rio de Janeiro, tomando como objeto neste momento a síntese panorâmica das disparidades entre os-as discentes, docentes e a estrutura material das unidades escolares da metrópole “carioca”. Neste sentido, objetivamos, por meio da análise dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, expor analiticamente um epítome dos fatores que imputam a dualidade estrutural da educação na capital do estado do Rio de Janeiro de acordo com as variáveis disponíveis. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora na investigação bibliográfico-documental. Como resultado podemos indicar que existem dissimetrias entre os sistemas e as etapas de ensino da Educação Básica, evidenciada tanto ao analisarmos o perfil do colegiado amplo de acordo com o gênero-raça, quanto em relação à estrutura nas redes de ensino federal, estadual, municipal e privada no espaço em questão. Podemos concluir, ao investigarmos os diferentes fatores que dão movimento ao cotidiano escolar, que existe elementos afirmativos da dualidade educacional sentida principalmente por pretos-as-pardos-as, mulheres e discentes de parte da rede pública na urbe em questão.

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Publié-e

20-09-2025

Comment citer

ANDRADE, R. C. Desigualdades educacionais na cidade do Rio de Janeiro:: o óbvio como ente a ser comprovado. Geografia em Questão, [S. l.], v. 18, n. 01, 2025. DOI: 10.48075/geoq.v18i01.35091. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/35091. Acesso em: 23 sept. 2025.

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