Desigualdades educacionais na cidade do Rio de Janeiro:
o óbvio como ente a ser comprovado
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i01.35091Resumo
O presente estudo resulta de uma pesquisa mais ampla sobre as desigualdades-dualidades estruturais da educação na cidade do Rio de Janeiro, tomando como objeto neste momento a síntese panorâmica das disparidades entre os-as discentes, docentes e a estrutura material das unidades escolares da metrópole “carioca”. Neste sentido, objetivamos, por meio da análise dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, expor analiticamente um epítome dos fatores que imputam a dualidade estrutural da educação na capital do estado do Rio de Janeiro de acordo com as variáveis disponíveis. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo, que se ancora na investigação bibliográfico-documental. Como resultado podemos indicar que existem dissimetrias entre os sistemas e as etapas de ensino da Educação Básica, evidenciada tanto ao analisarmos o perfil do colegiado amplo de acordo com o gênero-raça, quanto em relação à estrutura nas redes de ensino federal, estadual, municipal e privada no espaço em questão. Podemos concluir, ao investigarmos os diferentes fatores que dão movimento ao cotidiano escolar, que existe elementos afirmativos da dualidade educacional sentida principalmente por pretos-as-pardos-as, mulheres e discentes de parte da rede pública na urbe em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.