OS IMPACTOS GERADOS PELA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA MICRORREGIÃO DE DRACENA - SP
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i1.10782
Supporting Agencies
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)
Abstract
A partir da década de 1950, o Estado brasileiro incentivou o processo de territorialização do capital no campo com o intuito de proporcionar a modernização da agricultura. A referida modernização seria realizada com o propósito de aumentar a produção e a produtividade agrícola e, consequentemente, contribuir para a internacionalização da economia brasileira. Desse modo, a territorialização do capital e a modernização da agricultura proporcionaram as condições necessárias para a expansão das atividades agrícolas desenvolvidas em grande escala no Brasil, como é o caso da monocultura canavieira. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar os impactos gerados pelo processo de expansão da cana-de-açúcar na Microrregião de Dracena. A partir da leitura da bibliografia selecionada e da análise dos dados de fontes secundárias, verificamos que a expansão da lavoura canavieira provocou uma intensa reestruturação espacial, produtiva e econômica. Destarte, concluímos que a expansão da cana-de-açúcar tem proporcionado alterações significativas na dinâmica econômica, social e ambiental da microrregião pesquisada. Essa situação evidencia que é necessário ter precaução com a expansão da monocultura canavieira, tendo em vista que futuramente seus impactos poderão se tornar ainda mais prejudiciais para a Microrregião de Dracena.Downloads
Additional Files
Published
06-05-2015
How to Cite
MAXIMINO LELIS, L. R.; AVELINO JÚNIOR, F. J. OS IMPACTOS GERADOS PELA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA MICRORREGIÃO DE DRACENA - SP. Geografia em Questão, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.48075/geoq.v8i1.10782. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10782. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.