CONFLITOS DE USO DA TERRA NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL ALTAMIRO DE MOURA PACHECO – GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23983Keywords:
Conflitos de uso, Unidades de Conservação, Zona de Amortecimento, APPs.Abstract
O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) está inserido no Bioma Cerrado e tem grande relevância para a promoção da conservação do Cerrado goiano e para proteção do reservatório do Ribeirão João Leite. O trabalho teve o objetivo de avaliar os conflitos existentes na Zona de Amortecimento (ZA) e nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de seus cursos hídricos, nascentes e reservatório. Os procedimentos metodológicos envolveram a elaboração de mapas de uso da terra utilizando imagens Landsat de 2002 e 2018, além do processamento para avaliação dos conflitos em APPs de cursos hídricos e para a ZA do PEAMP, conforme seu zoneamento. Os resultados indicaram predominância de pastagem na área, além da existência significativa de conflitos nas diversas zonas. Nas APPs de cursos hídricos predominavam as áreas conflitantes em 2002, mas em 2018 o predomínio foi das áreas de vegetação, e aumentou consideravelmente a área ocupada por água, devido à implantação do reservatório. Destaca-se que, embora tenham sido constatados conflitos de uso na ZA do PEAMP, foi observado um aumento significativo das áreas de vegetação no ano de 2018, que permite concluir que a gestão na região está sendo eficaz na promoção da conservação e recuperação de determinadas áreas.
Downloads
Additional Files
- Mapa de localização da área de estudo (Português (Brasil))
- Rede hidrográfica da área de estudo (Português (Brasil))
- Uso da Terra da área de estudo para 2002 e 2018 (Português (Brasil))
- Conflitos de uso nas APPs dos cursos hídricos da área de estudo para 2002 (Português (Brasil))
- Conflitos de uso nas APPs dos cursos hídricos da área de estudo para 2018 (Português (Brasil))
- Conflitos de uso da terra em relação ao zoneamento da área de estudo (Português (Brasil))
- Declaração de revisão textual (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.