A FRONTEIRA NA RUA: APROPRIAÇÕES DE VENDEDORAS E VENDEDORES AMBULANTES EM CORUMBÁ (BRASIL) E PUERTO QUIJARRO (BOLÍVIA)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i2.24745Abstract
As práticas e mobilidades de vendedoras e vendedores ambulantes na fronteira questionam os limites impostos e trazem uma série de questões acerca da (re)produção cotidiana do espaço fronteiriço. As diferenças dadas pela existência do limite internacional são apropriadas por esses sujeitos que as utilizam como estratégias de sobrevivência. De um lado ao outro da fronteira, a espacialização de suas mobilidades revela práticas e territorialidades transfronteiriças que reproduzem o espaço de fronteira, demonstrando convergências e complementaridades a partir de suas relações. Tais interações envolvem dimensões culturais, econômicas, políticas e sociais. Trataremos de discutir algumas dessas interações a partir de observações e relatos coletados em trabalho de campo realizado nas cidades fronteiriças de Corumbá (Brasil) e Puerto Quijarro (Bolívia). Os resultados obtidos demonstram a (re)produção de um espaço transfronteiriço em sua multiplicidade, envolvido por diálogos e conflitos, e carente de políticas públicas orientadas às especificidades e necessidades de sua população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.