Dinâmica da produção do arroz e do feijão no Centro-Oeste
um balanço do período de 2010 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.29176Abstract
Este artigo visa realizar uma análise da dinâmica da produção de arroz e de feijão na região Centro-Oeste do Brasil durante o período de 2010 a 2020. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados do IBGE sobre a produção agrícola municipal e os Censos Agropecuários de 2006 e 2017, que trazem informações sobre a quantidade produzida dos cultivos de interesse, a área destinada à produção, o rendimento médio por hectare, além dos dados sobre os produtores. Os resultados indicaram que houve uma diminuição na área plantada e na quantidade produzida de arroz no Centro-Oeste, ao passo que o feijão seguiu uma tendência diferente do contexto nacional de queda na produção, apresentando um aumento na quantidade produzida. O estudo ainda traz um alerta sobre a segurança alimentar da população brasileira ao destacar a discrepância em termos de área destina às commodities e a produção de itens alimentares da cesta básica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.