A GEOGRAFIA FÍSICA NO BRASIL: EM BUSCA DAS MATRIZES TEÓRICAS ORIGINÁRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS ABORDAGENS INTEGRADORAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v4i2.4958
Supporting Agencies
UERJ
Abstract
Anteriormente vista enquanto um subcampo estéril, a Geografia Física se mostrou efervescente e frutífera quanto a alguns debates epistemológicos. Partindo de uma das dimensões do espaço geográfico – a natureza, a Geografia Física “integradora” têm sido uma tendência vista com relativa repercussão na Geografia, principalmente a partir da apropriação da chamada “questão ambiental”. Propostas teóricas como a Geografia Ambiental e Geografia Sócio-Ambiental surgiram. No entanto, essas propostas teóricas podem ter sua origem em períodos anteriores. Considera-se já a existência de um discurso de integração da Geografia a partir da Geografia Física quando da sua institucionalização universitária no Brasil, a partir de meados da década de 30. A Geografia vinda originalmente da França traz consigo, apesar da relativa fragmentação dos estudos regionais, um apelo por uma Geografia “unificada” que acaba por influenciar as primeiras gerações de geógrafos formados no Brasil e que, sucessivamente, formaram grande parte dos geógrafos que se espalharam pelas universidades no Brasil. Muitos deles, incorporando essa tendência totalizante, reproduziram isso de diferentes formas em suas atividades no magistério superior tanto em nível de ensino quanto de pesquisa, reverberando até os dias atuais. É em busca dessas origens que nossa reflexão se coloca.Downloads
Published
28-08-2011
How to Cite
ARMOND, N. B.; AFONSO, A. E. A GEOGRAFIA FÍSICA NO BRASIL: EM BUSCA DAS MATRIZES TEÓRICAS ORIGINÁRIAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS ABORDAGENS INTEGRADORAS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i2.4958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4958. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.