A SUSTENTABILIDADE DA EXTRAÇÃO DE AREIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A COOPERATIVA CATAREIA – DOM PEDRITO/RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i1.10224Resumen
Este artigo procurou identificar os impactos sócio-ambientais causados pela cooperativa de extração de areia Catareia, no rio Santa Maria, em seu curso na cidade de Dom Pedrito, bem como mudanças na vida dos associados da cooperativa, no que refere-se às suas condições financeiras e sociais após a legalização da cooperativa. Através das entrevistas realizadas aos sócios chegou-se à conclusão quanto ao quadro de sustentabilidade proposto pela entidade. Pode-se notar que a atividade mineradora na área de estudo é dependente de uma ampla rede de apoio, tanto pública, quanto particular. Notou-se ainda que a população ribeirinha tem grande interesse que a cooperativa tenha êxito, mas sem uma área de extração fixa, o projeto sustentável torna-se inviável. Por fim, concluiu-se que a atividade mineradora da areia em cursos de água urbanos gera impactos ambientais negativos, bem como gera impactos sociais positivos. A observância desse quadro e da legislação vigente gera uma sustentabilidade local, essencial para os moradores da área de estudo superarem o presente quadro de vulnerabilidade social.Descargas
Publicado
06-05-2015
Cómo citar
MORONI, A. Y. A SUSTENTABILIDADE DA EXTRAÇÃO DE AREIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A COOPERATIVA CATAREIA – DOM PEDRITO/RS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.48075/geoq.v8i1.10224. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10224. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.