AMAZÔNIA: MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E A QUESTÃO ZONA FRANCA DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i2.12185Resumen
Observando a Amazônia brasileira em suas porções oriental e ocidental, verifica-se a constituição de diferentes modelos de desenvolvimento, que devem ser questionados quanto aos seus retornos junto à sociedade brasileira principalmente em função da influência das transformações do processo produtivo hegemônico na escala planetária. Estes modelos vêm provocando significativas mudanças socioespaciais na Amazônia, enfatizadas numa crescente urbanização marcada pela pobreza e carência de equipamentos urbanos. Na Amazônia Oriental foi se desenvolvendo um modelo com atividades econômicas mais pulverizadas, com a influência de grandes projetos. A Amazônia Ocidental vem sendo significativamente influenciada pela presença do chamado modelo ZFM, resultando em grande concentração das principais atividades econômicas em Manaus, capital do estado do Amazonas. Numa conjuntura de reestruturação produtiva do capital, a presença de corporações reforça o papel das zonas francas na atual divisão internacional do trabalho. Perspectivas possíveis para o modelo ZFM baseado na biosociodiversidade da Amazônia: bioteconologia e bioindústria.
Palavras chaves: Amazônia, modelos de desenvolvimento, urbanização, internacionalização, Zona Franca de Manaus
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.