A PEQUENA PROPRIEDADE RURAL EM JABOTICABAL (SP): O ASSENTAMENTO CÓRREGO RICO SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v9i2.12323Resumen
A luta por terra envolve histórias de êxito e de fracasso. No interior paulista, a constituição de sujeitos políticos engajados na busca pela minimização das desigualdades encontradas no espaço rural deu origem a um assentamento de trabalhadores, localizado no Distrito de Córrego Rico, município de Jaboticabal, região nordeste do estado de São Paulo. A conquista da terra não significou, todavia, o fim dos problemas enfrentados por esses sujeitos. Em uma região onde há o predomínio da cultura canavieira, como é o caso do interior paulista, a dificuldade de uma produção baseada em práticas orgânicas, por exemplo, é uma problemática causada por essa incômoda aproximação. Porém, várias são as ações empenhadas pelos assentados com o objetivo de permanecer no domínio e superar as dificuldades inerentes dessa relação. A organização dos mesmos por meio da Associação de Produtores de Agricultura Familiar de Córrego Rico “A Terra Rica”, é observada como uma realização que visa potencializar o desenvolvimento do assentamento e os assentados.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.