OS MAPAS MENTAIS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM NA GEOGRAFIA HUMANÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v9i1.13078Resumen
Os mapas mentais são uma forma de linguagem que refletem o espaço vivido e possibilitam que o mapeador expresse sentimentos topofílicos e topofóbicos. Assim, tem-se como objetivo compreender a percepção ambiental dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Dom Pedro I, como mapeadores conscientes, por meio da construção de mapas mentais, estimulando e despertando a criatividade. Essa investigação se encontra embasada teoricamente no método fenomenológico, proposto por Husserl, e a análise das representações mentais está apoiada na “Metodologia Kozel”, associada às noções de ética e do saber cuidar (BOFF, 2002) e as noções de identidade e de pertencimento (TUAN, 2013). A pesquisa permitiu evidenciar que os alunos possuem suas referências fortemente marcadas pelo sentimento de pertença e de identidade frente ao município de Quevedos/RS. Por fim, acredita-se que a representação que emerge dos mapas mentais deve ser considerada como “um modo de ver” e quando trabalhada e associada às transformações históricas, sociais, econômicas, políticas, técnicas e artísticas, permitem aprofundar conhecimentos escolares e motivar mudanças e transformações importantes e emergentes no pensamento das futuras gerações.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.