ESTIMATIVA POR SENSORIAMENTO REMOTO DO COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS DE VEREDAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v11i1.17252Resumen
Resumo: O objetivo deste trabalho foi entender o comportamento da temperatura de superfície em áreas de veredas no município de Buritizeiro situado no Norte de Minas Gerais. Esta análise foi subsidiada por sensoriamento remoto conjunto ao algoritmo SEBAL (Surface Energy Balances Algorithm for Land) e produtos orbitais, como imagens dos satélites Landsat 5 e 8. Os procedimentos técnicos operacionais para mapeamento da temperatura de superfície, foram realizados no software Erdas IMAGINE 2014. Foi elaborado através do software Arcmap 10.3.1 um buffer de 4 KM abrangendo as veredas que foram analisadas e mapeando os usos da Terra dentro deste perímetro. Foi possível observar dentro do período de 31 anos (1985 a 2016) alterações significativas nos usos da Terra nas áreas de veredas, consequentemente registrou-se modificações nas médias de temperatura de superfície.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.