O LAZER COMO INDUTOR DE URBANIZAÇÃO: UM ENSAIO METODOLÓGICO

Autores/as

  • Maria Aparecida Pontes da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Elizangela Justino de Oliveira Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-3683-4966
  • Kerlei Eniele Sonaglio Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.17646
Agencias de apoyo
CAPES

Palabras clave:

Lazer, Turismo, Urbanização, Metodologia, Polo “Costa das Dunas”/RN.

Resumen

O crescimento das atividades de lazer e turismo, além de vir promovendo a transformação dos espaços urbanos já constituídos, tem desencadeado novos processos de urbanização. Considerando a dimensão e a importância desse fenômeno na sociedade contemporânea, busca-se com este artigo contribuir metodologicamente para a análise de espaços onde as atividades de turismo e lazer constituem-se importantes indutores do processo de urbanização. A metodologia do estudo desenvolvido consiste no levantamento de dados secundários em instituições públicas, levantamento e georreferenciamento de estabelecimentos comerciais e de serviços públicos e privados, realização de entrevistas com comerciantes e prestadores de serviços. Os resultados apontam para a identificação das variáveis e indicadores para análise de processos de urbanização decorrentes das atividades de lazer e turismo. Esse estudo trará contribuições para a área da geografia e do turismo.

 


 

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Pontes da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e  Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade.

Elizangela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Geografia na Universidade Federal da Paraíba. Licenciada em Geografia e mestre em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos - UFPB.

Kerlei Eniele Sonaglio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo - GEPPOT e do Estudos Críticos em Turismo.

Publicado

24-10-2018

Cómo citar

FONSECA, M. A. P. da; OLIVEIRA, E. J. de; SONAGLIO, K. E. O LAZER COMO INDUTOR DE URBANIZAÇÃO: UM ENSAIO METODOLÓGICO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i2.17646. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/17646. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos