CAPA: A EXPERIÊNCIA LUTERANA ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES NO OESTE DO PARANÁ

Autores/as

  • Juliane Hort Unioeste
  • Jean Carlos Berwaldt

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i1.18185
Agencias de apoyo
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária

Palabras clave:

Agricultura familiar, Agroecologia, IECLB.

Resumen

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) caracteriza-se como um serviço que surgiu ao final dos anos de 1970 no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O objetivo foi o de auxiliar seus membros, que naquele momento eram em sua maioria formados por pequenos agricultores. Impactados pela modernização agrícola, muitos destes agricultores viam no êxodo rural, a única forma de enfrentar a situação. O CAPA, através da disseminação de conhecimentos agroecológicos passou a criar e oferecer alternativas para que os agricultores familiares pudessem permanecer com dignidade em suas propriedades. No artigo se problematiza a criação e a forma de atuação desta entidade com foco de ação na microrregião do município de Marechal Cândido Rondon, oeste do Estado do Paraná. 

Biografía del autor/a

Juliane Hort, Unioeste

Doutoranda do Programa em Desenvolvimento Rural Sustentável, PPPGDRS/Unioeste. PPGDRS. Bolsista da Fundação Araucária. ghort@uol.com.br. 

Jean Carlos Berwaldt

Mestrando do Programa em Desenvolvimento Rural Sustentável, PPGDRS/Unioeste. Professor da Faculdade Sul Brasil, Fasul e da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – ISEPE/RONDON.

Publicado

16-04-2018

Cómo citar

HORT, J.; BERWALDT, J. C. CAPA: A EXPERIÊNCIA LUTERANA ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES NO OESTE DO PARANÁ. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i1.18185. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/18185. Acesso em: 14 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos