ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SABERES NA APAE DE BRUSQUE/SC
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23355Palabras clave:
Espaço Vivido, Conceitos Geográficos, Transformação Espaciais.Resumen
O presente artigo busca elucidar alguns aspectos relacionados ao curso “O espaço geográfico em transformação: espaço vivido e as práticas espaciais – contribuições para a inserção social”, oferecido aos usuários do projeto Serviço Profissionalizante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque/SC. O objetivo central do curso desenvolvido foi de proporcionar aos envolvidos condições para agirem enquanto cidadãos ativos e transformadores de sua realidade, através do conhecimento acerca do espaço geográfico em que estão inseridos, contribuindo também para a melhora cognitiva para o mercado de trabalho. Para tanto utilizou-se como metodologia a construção coletiva dos conceitos de espaço geográfico, lugar e paisagem, a partir do espaço vivido de cada aluno, partindo para outras escalas de análise, através do uso de imagens, documentários e aula de campo. As estratégias utilizadas possibilitaram aos alunos correlacionar os diferentes espaços por eles vividos, entendendo-se enquanto agentes que criam e transformam esses espaços de vivência, proporcionando assim contribuições para a sua emancipação, inserção social e profissional e exercício da cidadania.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.