DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA SOBERANIA ALIMENTAR EM UBERABA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23811Palabras clave:
Alimentos, Agricultura camponesa, Soberania alimentar, Uberaba.Resumen
O presente estudo refletiu os desafios da agricultura camponesa na construção da soberania alimentar no município de Uberaba (MG). Para tanto, foi investigada a feira do Programa de extensão “FACU”, destacando os seus limites e potencialidades. Dentre os procedimentos metodológicos empregados, estão o levantamento bibliográfico, as reuniões de estudos, as observações e visitas de campo e a aplicação de roteiro de entrevistas com assentados e desacampados. Foram debatidas as formas de manejo, as variedades de culturas e produtos, a produção, as políticas públicas, as parcerias e as formas de comercialização. A agricultura camponesa produz alimentos sem agrotóxicos, cuja falta do acesso à terra, água e recursos públicos, aliada às dificuldades no escoamento da produção, são desafios contínuos na construção da soberania alimentar no município. Por outro lado, a cooperação, a autonomia do plantio e produção, a melhora na qualidade da alimentação, a policultura e o manejo agroecológico são perspectivas no horizonte das famílias que participam das feiras. Essas são questões que se relacionam à lógica camponesa e que se contrapõe à racionalidade ditada pelo regime corporativo alimentar. Compreende-se que a soberania alimentar é um projeto recente em Uberaba, e que apesar das inúmeras fragilidades, é imprescindível para o fortalecimento da agricultura camponesa e para a política de reforma agrária.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.